Depois de mostrar (de longe) a nova XR 300L Tornado em junho, sem qualquer dado técnico, a Honda revela agora sua ficha completa, incluindo o preço sugerido sem frete, de R$ 27.690, a partir de agosto. A Honda XR 300L Tornado também resgata o nome que batizou a XR 250 Tornado dos anos 2000. As coincidências indicam sua vocação mais off road, a exemplo da antiga Tornado frequentemente utilizada sem piedade no fora de estrada.
As coincidências param por aí. O quadro em aço com berço semi duplo é derivado do modelo CRF 250F, totalmente voltado para o off road. O motor foi herdado da XRE 300 Sahara, e também equipa a street CB 300F Twister, ambas com nomes ressuscitados do passado. O visual, as suspensões, banco, farol, rodas e painel da Honda XR 300L Tornado, porém, são próprios e exclusivos, compondo o prefixo XR usado desde os anos 1970, que remete a modelos para enfrentar qualquer terreno, inclusive o asfalto.
Diferenças
A porção fora de estrada da Honda XR 300L Tornado está no banco plano a 890mm do solo, que sobe pelo tanque para facilitar as manobras. As pedaleiras são maiores para firmeza da bota, junto com a ponta do pedal de cambio retrátil para não quebrar em eventuais batidas em obstáculos. A distância livre do solo é de 268mm e as rodas são raiadas em alumínio, com aro de 21 polegadas na dianteira e 19 na traseira. Há ainda predisposição para instalação de travas de pneus.
O visual é compacto, porém, grandes aletas plásticas envolvem o tanque de combustível em metal com 13,8 litros de capacidade. O farol em LED e farolete têm reduzidas dimensões e o escape de saída alta fica colado à moto. Além disso, tem para-lama dianteiro alto e alças laterais emborrachadas para facilitar o “empurrãozinho” se a moto empacar em alguma encrenca teimosa, enquanto o peso a seco é de 143kg.
Suspensões
A suspensão dianteira da Honda XR 300L Tornado não é invertida e tem tubos de 41mm de diâmetro e 245mm de curso, protegida por coifa sanfonada. A suspensão traseira é do tipo mono, com 227mm de curso (2 mm a mais que na Sahara), regulável na pré carga em sete níveis, ancorada em balança de alumínio. Além disso, a geometria das suspensões foram ligeiramente alteradas em relação à Sahara 300. O cáster foi reduzido e o Trail aumentado de 98mm para 123mm.
Outra alteração foi na relação entre pinhão e coroa. A Honda XR 300L Tornado perdeu um dente na coroa, passando para medida de 14 e 39, enquanto o câmbio de seis marchas permaneceu inalterado em relação à Sahara 300. Já os pneus são os Metzeler Karoo Street para uso misto. Os freios são ABS nas duas rodas. Porém, sem a possibilidade de desabilitar o ABS traseiro, incoerentemente à utilização no fora de estrada. Na dianteira, disco de 256mm e na traseira, de 220mm.
Motor
O motor flex de um cilindro da Honda XR 300L Tornado é o mesmo que equipa a Sahara 300. Do tipo SOHC (comando único), tem 293,5cm³, arrefecimento a ar (com radiador de óleo) e injeção eletrônica que entrega 24,8cv com etanol e 24,3cv com gasolina. Porém, a potência é 0,4cv menor em relação à Sahara. A “culpa” é de uma caixa de filtro de ar de menor volume. Para compensar, o torque de 2,74kgfm com etanol e 2,7kgfm com gasolina, aparece em rotações ligeiramente menores. Além disso, a coroa menor, a embreagem deslizante e assistida, também ajudam.
O painel digital é inédito. Também para uso urbano, tem indicador de consumo médio e instantâneo, indicador de marcha engatada, de nível do combustível, conta-giros, hodômetros parciais (A e B) e total e cinco níveis de controle de luminosidade. A nova Honda XR 300L Tornado chega somente com opção de cor vermelha, garantia de três anos e intervalo de manutenção de 6 mil quilômetros.
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