A marca de origem inglesa Royal Enfield, que pertence ao grupo indiano Eicher, apresentou mundialmente no último dia 16 de julho a nova naked urbana Guerrilla 450. A moto também vai desembarcar no Brasil em 2025, ainda sem preço definido. A Royal Enfield Guerrilla 450, apresentada em três versões – Analogue, Dash e Flash –, utiliza o mesmo motor da nova fora de estrada Himalayan 450, que provavelmente vai chegar ao mercado brasileiro ainda em 2024.
A mexida revela o peso do Brasil, que já é a segunda “praça” da marca, atrás somente da própria Índia. Para tanto, instalou sua linha de montagem (com modelos 350cm³ e 650cm³), em parceria com a Dafra, em Manaus, onde tanto a nova Royal Enfield Guerrilla 450 quanto a Himalayan 450, sucessora da Himalayan 411, serão produzidas.
Motorização nova
O motor, totalmente novo, batizado de Sherpa 450, deu um enorme salto tecnológico. Com um cilindro, 452cm³, DOHC (duplo comando), tem arrefecimento líquido e entrega 40cv a 8.000rpm e torque de 4,08kgfm a 5.500rpm (85% do torque está disponível apenas a 3.000rpm), acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante. Além disso, o motor tem dois modos de pilotagem: Performance, para desempenho, e Eco, para economia de combustível.
Para rodar no asfalto, as rodas da nova Royal Enfield Guerrilla 450 são em liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro, calçadas com pneus sem câmara. A suspensão dianteira é convencional (na Himalayan 450 é invertida), com tubos de 43mm de diâmetro e 140mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 150mm de curso. Os freios são a disco, com 310mm na dianteira e bons 270mm na traseira. Ambos com ABS, que suportam um peso a seco de 173kg.
Visual despojado
A proposta da Royal Enfield Guerrilla 450 é de uma moto mais despojada, sem adereços e peças supérfluas. Classificada como roadster pela marca, tem banco ondulado em peça única a 780mm do chão, tanque arredondado com capacidade para 11 litros, guidão mais confortável e pedaleiras centralizadas para uma condução mais relaxada e divertida.
O visual tem ainda o clássico farol redondo, porém, com iluminação em LED, além do quadro em tubos de aço do tipo diamond, com o motor como parte da estrutura. O painel também é redondo, com tela de quatro polegadas e em duas versões: em TFT colorida, com conectividade e sistema Tripper para navegação em cooperação com o Google Maps; e versão digital simples, para o modelo de entrada.
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