O modelo naked roadster Trident 660, que faz parte da linha Triumph no Brasil desde 2021, vai ganhar a série especial batizada de Trident 660 Triple Tribute Edition. Uma homenagem ao modelo de competição Trident, equipado com motor de três cilindros de 750cm³, que venceu de forma inédita cinco vezes seguidas, de 1971 a 1975, a emblemática prova Tourist Trophy da Ilha de Man, entre a Inglaterra e a Irlanda.
A produção do modelo será de apenas um ano, com decoração inspirada na mais bem sucedida Trident de corridas da época, apelidada de Slippery Sam. O batismo veio após outra famosa disputa. A prova francesa Bold`Or de 1970, quando a moto bailava no escorregadio (Slippery) e traiçoeiro óleo caído nas curvas. A nova Slippery Sam chega ao Brasil em agosto, com preço sugerido de R$ 49.990, e também tem o motor tricilíndrico, porém, com 660cm³.
Decoração de pista
O visual tem o grafismo semelhante ao da Trident campeã que fez história. A pintura da Triumph Trident 660 Triple Tribute Edition é em branco e azul, com detalhes em vermelho. A carenagem do farol tem a marca Triple Tribute, junto com o numeral 67, utilizado na época. O numeral 67 também aparece em cima e nas laterais do tanque de 14 litros. O escape tem saída curta e baixa, e o peso, já abastecido, é de 189kg. Para-lama dianteiro e rabeta também ostentam decoração alusiva.
Para completar, o semi envolvente protetor de cárter (peito de aço) tem a mesma cor da carenagem do farol, os painéis laterais do radiador também têm pintura combinando e o emblema Triumph aparece na lente do farol, lanterna (com setas integradas) e na tampa do tanque, enquanto as rodas tem aros de 17 polegadas em liga leve.
Três cilindros
O motor é o mesmo três cilindros em linha da Triumph Trident 660 normal com 12 válvulas, que entrega 81cv a 10.250rpm e torque de 6,5kgfm a 6.250rpm. A eletrônica tem os modos de pilotagem Road e Rain, com o controle de tração comutável. Porém, a diferença é que a Slippery Sam tem o quick shift de série com embreagem assistida e deslizante.
A iluminação é em LED e o painel redondo em tela TFT tem um display integrado em LCD preto e branco. Os freios com ABS tem duplo disco de 310mm e pinças Nissin de duplo pistão na dianteira, e disco de 255mm na traseira. A suspensão Showa dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso. Na traseira da Triumph Trident 660 Triple Tribute Edition sistema mono regulável na pré carga, Shiwa, com 133mm de curso em balança assimétrica.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas