Apresentada mundialmente em 2013, a Yamaha MT-09 rapidamente chegou ao Brasil, cerca de um ano depois. O modelo, equipado com motor de três cilindros em linha da família MT, Master of Torque, ainda como linha 2024, entra em uma nova era. Passa a ter a opção do câmbio automatizado, que dispensa o pedal de marchas e o manete de embreagem. Assim como a pioneira, a nova Yamaha MT-09 Y-AMT também deve desembarcar no Brasil, embora ainda sem confirmação.
É o primeiro modelo da marca japonesa a adotar a tecnologia Y-AMT, que possibilita trocar as marchas com comandos dos dedos no punho esquerdo ou ainda de forma automática com o próprio sistema escolhendo as marchas, conforme as exigências do momento. É a Yamaha entrando no ciclo da automatização, uma tendência cada vez mais presente entre as motos de maior porte em diversos segmentos.
Como é o novo câmbio?
A embreagem e a caixa de marchas com seis velocidades continuam presentes, exatamente como antes. A mágica é que, com a nova tecnologia, passam a ser acionados por um motor elétrico computadorizado, comandado por botões no punho ao alcance dos dedos indicador e polegar (para subir ou reduzir as marchas), que substituem o manete de embreagem e o pedal do câmbio e não deixa o motor “morrer” ao parar.
Outro recurso na Yamaha MT-09 Y-AMT permite usar somente o dedo indicador, puxando a alavanquinha para aumentar as marchas e empurrando para reduzir. Segundo a Yamaha, com esta opção, as trocas de marcha ficam ainda mais práticas e intuitivas, obedecendo a um só comando. Porém, o câmbio também pode funcionar de forma totalmente automática. Sem qualquer interferência dos dedos, com duas opções. Uma forma mais esportiva, D+ (Drive Plus), com o motor esticando mais as marchas, e na forma D (Drive) mais suave.
O lado negro
O visual da Yamaha MT-09 Y-AMT é minimalista e foge do certinho dentro do conceito “O lado negro do Japão” (The Dark Side of Japan) da marca. O bloco de iluminação em LED é miniaturizado, e o banco em dois níveis, com rabeta curta. Mesmo assim, a Yamaha, forçando a barra, prefere classificar a MT-09 com Hyper Naked. Por outro lado, o destaque é o motor tricilíndrico com arranjo “cruzado” dos pistões, batizado de CP3.
Esta arquitetura confere mais vigor e torque, justificando o prefixo MT, Master of Torque, algo como mestre da força. São 890cm³ que entregam (no Brasil) 115cv a 10.000rpm e torque de 8,9kgfm a 8.500rpm. O conjunto mecânico da Yamaha MT-09 Y-AMT tem ainda três níveis de controle de tração sensíveis à inclinação, controle de cruzeiro (piloto automático), controle de empinadas, regulador de deslizamentos e de freios.
Tudo controlado por uma unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos derivada da superesportiva R1. O quadro da Yamaha MT-09 Y-AMT é em alumínio, a suspensão dianteira invertida com 137mm de curso e a traseira mono, com 130mm de curso. Ambas são reguláveis. Os freios têm duplo disco de 298mm na dianteira, com pinças Brembo, e disco de 245mm na traseira. O painel é em tela TFT colorida com cinco polegadas de diâmetro e conectividade com o smartphone.
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