O quinto Queens of the Mountains reuniu mais de 150 motos fora de estrada fabricadas até 1999, consideradas as “Rainhas das Montanhas”. O palco foi o complexo do Bar do Marcinho, exatamente instalado na região das trilhas de Macacos, como é conhecido o distrito de Nova Lima (MG), São Sebastião das Águas Claras, celebrado como o berço do fora de estrada no Brasil.
A data, 21 de julho, e o local, tradicional ponto de encontro dos aficionados, também comemoram dois anos da instalação do Ecomuseu Off Road (Marco Zero), que tem objetivo de preservar, pesquisar e divulgar a cultura do fora de estrada, por meio de um acervo que vai de motos, objetos, vestuário, equipamentos, literatura, fotos e depoimentos. O Ecomuseu pode ser visitado de quinta-feira a domingo, e fica na Alameda Seu João, S/N, Bar do Marcinho.
Resenha
Além das mais de 150 motocicletas inscritas, com motorização do tipo dois e quatro tempos, com direito a área de exposição, fichas técnicas e camisetas exclusivas (para seus pilotos), outras tantas estiveram presentes. Inclusive para um passeio guiado pela região, para reviver a realeza das montanhas.
Antes disso, os participantes (de várias cidades de Minas e de outros estados) puderam confraternizar, relembrar divertidas resenhas e desfrutar da genuína culinária mineira. Os inscritos também participaram do sorteio de um capacete especialmente pintado e decorado com o tema Queens of the Mountains, arrematado por Lucas Felipe Souza.
Rainhas
Este ano, o curador do Ecomuseu, Alexandre Diniz, permitiu a exibição dos modelos Honda XL125 ano 2001, pela história. Produzidas de 1997 a 2002, com motor do tipo quatro tempos e 14cv. As Yamaha DT 180 ajudaram muito a popularizar o “trail” pelo Brasil. Produzidas desde 1981 com motor de 176cm³ do tipo dois tempo de manutenção simplificada, entregava cerca de 17cv. O modelo MX 180 para o motocross foi derivado da DT 180. A DT 200R, com refrigeração líquida, também fez parte da linha.
Outras clássicas são as Agrale, produzidas de 1985 a 1997, em Caxias, Rio Grande do Sul, com tecnologia italiana Cagiva. Com motor do tipo dois tempos arrefecido a água de 190cm³, entregava 27,5cv. As verdinhas Kawasaki KDX fizeram enorme sucesso. Com suspensões de longo curso, têm motor de 200cm³, 220cm³ e 250cm³. A espanhola Montesa H6 360 era um verdadeiro dragster, com motorzão, inclusive no consumo. Foi produzida em Curitiba, Paraná, de 1981 a 1983. Outra verdadeira rainha, foi a Honda XL 250. Com motor do tipo quatro tempos, produzia 22cv. Foi a primeira Honda nacional com suspensão traseira mono.
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