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À italiana

Fantic Motos: retrô de olho no futuro

A marca italiana Fantic desembarca no Brasil com os modelos retrô Caballero 500, no fora de estrada com a XEF 250, além do urbano scooter elétrico Issimo City

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Fantic Caballero 500
Fantic Caballero 500 Foto: fantic Motos/Divulgação

A Fantic nasceu na Lombardia, Norte da Itália, em 1968, com a dupla Mario Agrati e Henry Keppel-Hesselink, oriundos da marca Garelli. A primeira moto foi a Caballero 50cm³, com motor de um cilindro do tipo dois tempos para o fora de estrada. A partir da década de 1970, a marca amplia fortemente sua participação no segmento off-road, para encolher nos anos 1990. Em 2005, a Fantic revive com vigoroso avanço tecnológico e parceria com as marcas Minarelli (recentemente adquirida) e Yamaha.

Fantic Caballero 500 modelo 2024 prata de frente estática no estande
Fantic Caballero 500 Foto: Téo Mascarenhas/Esp.EM/D.A Press

Em 2017, lança a nova geração do modelo Fantic Caballero, mantendo o icônico estilo retrô, inspirado nas pioneiras, porém, com motor do tipo quatro tempos de 500cm³, em quatro versões: Scrambler, De Luxe, Flat Track e Rally. O representante da Fantic no Brasil é a 2W Motors, que também traz o modelo off-road (trail e enduro) XEF 250, o scooter elétrico Issimo City, bicicletas elétricas Issimo Urban e Issimo Fun, além de bicicletas do tipo Mountain Bike.

Caballero

Curiosamente, o nome Caballero foi inspirado em uma marca de tabaco, fundada exatamente por Henry Keppel-Hesselink, precursor da Fantic. O design da Caballero é propositalmente vintage, mas a tecnologia é de vanguarda. O visual tem guidão largo, farol redondo (com iluminação em LED), tanque de 12 litros arredondado, escapes de saída dupla e alta (Arrow) e até o number plate lateral, espaço para colocação de numeração, como nas motos de competição.

O motor de um cilindro, com 449cm³, quatro válvulas e arrefecimento líquido é compartilhado entre as versões, com ligeiros ajustes para cada segmento. A potência atinge 44cv a 7.500rpm e torque de 4,4kgfm a 6.000rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas. O quadro é em tubos de aço, projetado para oferecer uma tocada divertida, tanto no asfalto, quanto na terra, com banco a 820mm do chão. Na versão Rally, fica a 860mm do solo.

As rodas são raiadas com aros de alumínio e medidas de 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 17, na traseira. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e a suspensão traseira do tipo mono. O freio dianteiro tem disco de 320mm e o traseiro, disco de 230mm, com ABS que pode ser desativado para rodar na terra. Os modelos Scrambler, Flat Track e DeLuxe têm preço sugerido de R$ 49.900. O modelo Rally, com suspensão dianteira invertida ajustável de 43mm de diâmetro e 200mm de curso, carenagem de farol e para-lama dianteiro alto, tem preço sugerido de R$ 54.900.

Fantic XEF 250

O fora de estrada está no DNA da Fantic, que disputa o Rally Dakar, por exemplo, com o protótipo XEF 450. O modelo que vem para o Brasil é a XEF 250. Um puro sangue off-road, equipado com motor de um cilindro, quatro tempos, comando simples com quatro válvulas, arrefecido a água, que entrega 21,5cv a 8.750rpm e torque de 1,9kgfm a 6.759rpm.

Fantic XEF 250 Trail modelo 2024 vermelho e branco de traseira estática no estúdio
Fantic XEF 250 Trail Foto: Fantic Motos/Divulgação

O capixaba Flávio Volpi disputa o Campeonato Brasileiro de Enduro com o modelo, que tem ainda suspensão dianteira invertida com 43mm de diâmetro e traseira mono, em balança de alumínio. Ambas são ajustáveis. O farol é em LED, o tanque comporta 7,5 litros e o peso a seco é de 122kg. O escape é Arrow e a altura do banco chega a 915mm do solo.

Fantic Issimo City

O scooter Fantic Issimo City é totalmente elétrico, com um visual que deixa à mostra propositalmente a estrutura de alumínio em treliça. O piso baixo e plano facilita o embarque e desembarque, uma constante nos deslocamentos urbanos. As rodas em liga leve com aros de 16 polegadas de diâmetro (maiores para a categoria), também ajudam a enfrentar as irregularidades do piso.

Fantic Issimo City modelo 2024 azul de lateral estática no estúdio
Fantic Issimo City Foto: Fantic Motos/Divulgação

O motor de 3kW, produzido pela Dell' Orto (que também produzia carburadores), é alimentado por bateria de 2,2kWh, que pode ser duplicada para 4,4kWh. A autonomia é de 140 quilômetros. O painel, estilo tablet, é em LCD com cinco polegadas de diâmetro. Na dianteira farol oval em LED e um pequeno para-brisa. Na traseira do Fantic Issimo City, sub-chassi em material termoplástico reforçado.

Fantic Issimo City modelo 2024 branco de frente estática no estande
Fantic Issimo City Foto: Téo Mascarenhas/Esp.EM/D.A Press

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