x
UAI
CUSTOM CRUISER

BMW R12: modelo chega ao mercado com preço a partir de R$ 89.900

Modelo custom cruiser com visual retrô moderno chega em três versões, com vários recursos eletrônicos e o clássico motor boxer de dois cilindros

Publicidade
BMW R12 Cruiser pode ser equipada com para-brisa para viagens mais longas
BMW R12 Cruiser pode ser equipada com para-brisa para viagens mais longas Foto: BMW/Divulgação

Depois de ser apresentada no Festival Interlagos em junho, a clássica BMW R12 chega ao mercado nacional em três versões. O modelo de entrada é a R12 exclusivamente na cor preta, com preço sugerido de R$ 89.900. A versão intermediária é a R12 Cruiser, na cor vermelho, por R$ 94.900, e a topo de linha, R12 Option 719, em cinza com detalhes em amarelo, com preço sugerido de R$105.900.

O formato clássico retrô moderno é comum nas três versões da BMW R12. O que diferencia as versões são os equipamentos empregados e o tipo de acabamento oferecido. Estratégia para caracterizar o lema da moto “Da sua maneira”, e se encaixar em um perfil mais favorável, ao gosto do freguês. O motor, porém, é um só, herdado da antiga GS 1200, que virou GS 1250, e recentemente, GS 1300.

BMW R12 versão de entrada preto de lateral estática no asfalto
BMW R12: versão de entrada é vendida exclusivamente na cor preta Foto: BMW/Divulgação

Motor e equipamentos

O tradicional motor, com arquitetura boxer de 1.170cm³, de duas gerações passadas, entrega 95cv a 8.500rpm e torque de 11,2kgfm a 6.000rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas, com transmissão final por eixo cardã. O lema “Da sua maneira” ressalta ainda a facilidade de pilotagem com guidão mais largo, banco a 750mm do chão, proporcionando uma ergonomia mais relaxada, mesmo com peso de 227kg, já abastecido com óleo, fluídos e tanque de 14 litros.

BMW R12 Cruiser vinho estática de lateral em piso asfaltado
Modelo R12 Cruiser é a versão intermediária, equipada com rodas de liga leve Foto: BMW/Divulgação

O pacote da BMW R12 tem rodas raiadas com aro de 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas, na traseira, calçados com pneus sem câmara. Os freios são ABS, com sistema de curvas integral parcial. Modos de pilotagem Rock & Roll, controle de tração, controle de freio motor, controle da pressão dos pneus, farol em LED adaptativo de curvas, painel em TFT de 3,5 polegadas com conectividade, suspensão dianteira invertida, chave presencial e tomada 12 V.

Três versões

A versão BMW R12 Cruiser, intermediária, tem todos os equipamentos da versão R12 de entrada, mais o assistente de partida em rampas, assistente de troca de marchas, quick shift Pro, piloto automático e manoplas aquecidas. Mais voltada para viagens, tem rodas em liga leve e também pode receber o para-brisa.

BMW R12 Option 719 prata com detalhes amarelo e preto estática de lateral no estande da marca
BMW R12 Option 719 é a versão de topo da linha, com equipamentos personalizados Foto: BMW/Divulgação

A versão topo de linha BMW R12 Option 719 agrega toda a lista de equipamentos anterior e mais os itens da grife Option 719, desenvolvidos especialmente pela BMW. É o lema “Da sua maneira” mais sofisticado. Tampa dos cabeçotes, rodas, banco, manetes, pedais e espelhos retrovisores nas pontas do guidão são Option 719. A moto tem ainda alarme antifurto.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas