x
UAI
MOTOS ESPORTIVAS

Kawasaki Ninja 500 e Z 500: mesmo coração, figurinos diferentes

Os modelos esportivos Ninja 500 e naked Z 500 chegam ao mercado já como linha 2025, dividindo o conjunto mecânico, porém, com visuais distintos para diferentes públicos

Publicidade
Kawasaki Ninja 500 tem preço sugerido de R$ 40.510
Kawasaki Ninja 500 tem preço sugerido de R$ 40.510 Foto: Kawasaki/Divulgação

O nome Ninja é uma espécie de talismã para a japonesa Kawasaki, sempre associado à esportividade de sua linha de motocicletas. O batismo inclui as frenéticas superesportivas e também as esportivas, como a nova Kawasaki Ninja 500, apresentada no Festival Interlagos, em junho. O modelo, agora, chega aos concessionários da marca, junto com a naked Z 500, com a qual compartilha motor, quadro, rodas e outros componentes. Quase uma Ninja 500 sem roupa, porém, para outro segmento.

Kawasaki Ninja 500 verde de lateral no estúdio
Pintura inspirada nos modelos de competição do Kawasaki Racing Team Foto: Kawasaki/Divulgação

A Kawasaki Ninja 500 tem preço sugerido de R$ 40.510, já com o frete incluído, além da versão SE KRT Edition, com pintura inspirada nos modelos de competição do Kawasaki Racing Team, KRT, por R$ 43.110. O modelo Z500 tem duas versões. A Z500 de entrada, com preço sugerido de R$ 38.510, e a Z500 SE (Special Edition), por R$ 40.310. Ambas também com o frete incluso. Todas já como modelo 2025 e produzidas em Manaus, Amazonas, onde a Kawasaki tem uma fábrica desde 2009.

Kawasaki Ninja 500

O motor, com dois cilindros paralelos de 451cm³, duplo comando e oito válvulas, gera 51cv de potência a 10.000rpm e torque de 4,3kgm a 7.500rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante. O quadro é em tubos de aço em treliça, com suspensão não invertida na dianteira, com tubos de 41mm e 120mm de curso. Na traseira, sistema mono, ajustável na pré-carga, com 130mm de curso.

As rodas de liga leve têm aros de 17 polegadas, com freio dianteiro de disco simples e 310mm de diâmetro. Na traseira, disco de 220mm. Ambos com ABS. O painel é digital em LCD com conectividade ao celular e função ECO, para economia de combustível. A iluminação é em LED, com duplo farol. A Kawasaki Ninja 500 SE KRT tem como característica, a carenagem com decoração semelhante à Ninja ZX-10R do Mundial de Superbike, além de chave de presença e painel em TFT colorido.

Kawasaki Ninja Z 500 verde de frente no estúdio
Kawasaki Ninja Z 500 verde de frente no estúdio Foto: Kawasaki/Divulgação

Pelada

O modelo naked Z500, tem exatamente as mesmas especificações técnicas de motor, freios, suspensões e quadro que a Kawasaki Ninja 500. Inclusive o escape e o tanque de combustível de 14 litros de capacidade. A diferença é que a Z500 é uma naked, ou pelada, sem a carenagem que envolve a Ninja 500, com aspecto mais esportivo. Já a Z500 tem uma pegada mais urbana, atendendo a um outro segmento.

Kawasaki Ninja 500 verde painel digital no estúdio
O painel é digital em LCD com conectividade ao celular e função ECO Foto: Kawasaki/Divulgação

O visual da rabeta e do banco em dois níveis, também é coincidente entre Z500 e a Kawasaki Ninja 500. Porém, os espelhos retrovisores são fixados na carenagem da Ninja 500, enquanto na Z500 estão ancorados no guidão. O bloco de iluminação tem duplo farol em LED. O painel é em LCD com conectividade e função ECO. A versão SE, Special Edition, tem painel em tela TFT, rodas pintadas em verde (cor característica da Kawasaki) e a iluminação inclui piscas em LED.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas