O nome Ninja é uma espécie de talismã para a japonesa Kawasaki, sempre associado à esportividade de sua linha de motocicletas. O batismo inclui as frenéticas superesportivas e também as esportivas, como a nova Kawasaki Ninja 500, apresentada no Festival Interlagos, em junho. O modelo, agora, chega aos concessionários da marca, junto com a naked Z 500, com a qual compartilha motor, quadro, rodas e outros componentes. Quase uma Ninja 500 sem roupa, porém, para outro segmento.
A Kawasaki Ninja 500 tem preço sugerido de R$ 40.510, já com o frete incluído, além da versão SE KRT Edition, com pintura inspirada nos modelos de competição do Kawasaki Racing Team, KRT, por R$ 43.110. O modelo Z500 tem duas versões. A Z500 de entrada, com preço sugerido de R$ 38.510, e a Z500 SE (Special Edition), por R$ 40.310. Ambas também com o frete incluso. Todas já como modelo 2025 e produzidas em Manaus, Amazonas, onde a Kawasaki tem uma fábrica desde 2009.
Kawasaki Ninja 500
O motor, com dois cilindros paralelos de 451cm³, duplo comando e oito válvulas, gera 51cv de potência a 10.000rpm e torque de 4,3kgm a 7.500rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante. O quadro é em tubos de aço em treliça, com suspensão não invertida na dianteira, com tubos de 41mm e 120mm de curso. Na traseira, sistema mono, ajustável na pré-carga, com 130mm de curso.
As rodas de liga leve têm aros de 17 polegadas, com freio dianteiro de disco simples e 310mm de diâmetro. Na traseira, disco de 220mm. Ambos com ABS. O painel é digital em LCD com conectividade ao celular e função ECO, para economia de combustível. A iluminação é em LED, com duplo farol. A Kawasaki Ninja 500 SE KRT tem como característica, a carenagem com decoração semelhante à Ninja ZX-10R do Mundial de Superbike, além de chave de presença e painel em TFT colorido.
Pelada
O modelo naked Z500, tem exatamente as mesmas especificações técnicas de motor, freios, suspensões e quadro que a Kawasaki Ninja 500. Inclusive o escape e o tanque de combustível de 14 litros de capacidade. A diferença é que a Z500 é uma naked, ou pelada, sem a carenagem que envolve a Ninja 500, com aspecto mais esportivo. Já a Z500 tem uma pegada mais urbana, atendendo a um outro segmento.
O visual da rabeta e do banco em dois níveis, também é coincidente entre Z500 e a Kawasaki Ninja 500. Porém, os espelhos retrovisores são fixados na carenagem da Ninja 500, enquanto na Z500 estão ancorados no guidão. O bloco de iluminação tem duplo farol em LED. O painel é em LCD com conectividade e função ECO. A versão SE, Special Edition, tem painel em tela TFT, rodas pintadas em verde (cor característica da Kawasaki) e a iluminação inclui piscas em LED.
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