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SEGURANÇA

Moto com airbag: veja como funciona, preço e opções no mercado

No Brasil, apenas uma montadora fabrica motocicleta com airbag

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Gold Wing vem equipada com airbag
Gold Wing vem equipada com airbag Foto: Divulgação/Honda

A vida do motociclista é marcada pelo medo. Felizmente, as montadoras passaram a equipar as motos com itens que trazem menos insegurança aos clientes, como freios com ABS, controle de tração e pneus com mais aderência. Mas você sabia que existe até motocicleta com airbag

Atualmente, apenas um modelo é equipado com o item de segurança: a Honda GL 1800 Gold Wing. Como a moto custa mais de R$ 300 mil e ocupa a terceira posição das mais caras à venda no Brasil, é raro ver uma unidade com airbag nas ruas brasileiras. Entre janeiro e setembro deste ano, por exemplo, apenas 33 emplacamentos da Gold Wing foram registrados. 

Segundo a Honda, o modelo é fabricado desde 2006 e tem a intenção de proteger os motociclistas nas batidas frontais. "A moto com airbag nasceu por conta de uma pesquisa sobre os tipos de acidentes com mototuristas, que apontou as colisões frontais — seja com outros veículos ou contra objetos como postes e guardrails — como a ocorrência mais frequente, registrando 68% dos casos", informou.

A Honda explica, ainda, que o sistema de airbag em motos é consideravelmente maior em relação aos veículos de quatro rodas. Desta forma, foi necessário ancorar o equipamento com cintas para manter a bolsa no local ideal para o impacto.

"Diferentemente do que em um carro, na moto o motociclista não usa um cinto de segurança, que o mantém em posição estável durante um eventual impacto, e daí a dimensão da bolsa inflável ter de ser bem maior, e de formato diferente do que as usadas em veículos de quatro rodas", diz a Honda.

Opções no mercado

Para o motociclista que não tem condições financeiras ou simplesmente se recusa a comprar uma Gold Wing, a sugestão é partir para outras alternativas. Uma delas é a jaqueta inflável, utilizada nas corridas de moto profissionais e com valores a partir de R$ 2.600.

Neste caso, o cabo da jaqueta precisa ser amarrado junto a um ponto fixo da moto. Desta forma, em uma colisão, o airbag será inflado no momento em que o motoqueiro for arremessado. Outra opção é usar o colete inflável, com preços médios de R$ 1.600, que funciona de forma semelhante. 

Po fim, recentemente, foram lançados os coletes acionados com sensores e inteligência artificial - as tecnologias monitoram os movimentos da peça e determinam quando acionar o airbag. Esses modelos são encontrados por cerca de R$ 13 mil. 

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