A era dos motores três cilindros e eletrificação chegou nas motos. A Honda anunciou nesta semana um motor inédito para sua gama de motocicletas e chama a atenção pela configuração V3, isso mesmo, três cilindros em V, e por contar com um “turbo elétrico”.
Muitos detalhes ainda não foram revelados pela marca. O pouco que foi passado é que o motor usa três cilindros dispostos em V com 75º entre eles. O lado posicionado para a frente da motocicleta conta com dois cilindros, enquanto a parte voltada para a traseira tem apenas um cilindro.
Esse motor é refrigerado por água e segundo a Honda foi pensado para ser compacto e estreito, bem como aplicado em motocicletas de alta cilindrada.
Como funciona o turbo elétrico?
Segundo a Honda, o novo motor terá indução forçada, ou seja, terá algum dispositivo que irá injetar ar no motor. O dispositivo será um compressor semelhante a uma turbina que irá controlar a entrada de ar para a compressão do motor.
A fabricante afirma que essa medida garante torque elevado já em rotações baixas e que pode funcionar sem a necessidade de intercooler, geralmente utilizado em motores turbinados, o que possibilita o uso da tecnologia em motocicletas com pouco espaço.
Apesar de inovadora, a tecnologia não deve chegar às ruas tão cedo. A Honda afirmou que segue no desenvolvimento desse motor visando a produção em massa e aplicação em modelos de alta cilindrada.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!