x
UAI
Diferenciado!

Motos: Honda inova e apresenta motor de três cilindros com "turbo elétrico"

Novo propulsor deve ser usado somente em motos de alta cilindrada, mas disposição dos cilindros chama a atenção e pode apresentar revolução no segmento; entenda

Publicidade
Novo motor desenvolvido pela Honda se destaca pelas dimensões compactas
Novo motor desenvolvido pela Honda se destaca pelas dimensões compactas Foto: Divulgação

A era dos motores três cilindros e eletrificação chegou nas motos. A Honda anunciou nesta semana um motor inédito para sua gama de motocicletas e chama a atenção pela configuração V3, isso mesmo, três cilindros em V, e por contar com um “turbo elétrico”.

Muitos detalhes ainda não foram revelados pela marca. O pouco que foi passado é que o motor usa três cilindros dispostos em V com 75º entre eles. O lado posicionado para a frente da motocicleta conta com dois cilindros, enquanto a parte voltada para a traseira tem apenas um cilindro. 

 

Tecnologia deverá ser usada somente em modelos mais caros
Tecnologia deverá ser usada somente em modelos mais caros Foto: Divulgação

Esse motor é refrigerado por água e segundo a Honda foi pensado para ser compacto e estreito, bem como aplicado em motocicletas de alta cilindrada.

Como funciona o turbo elétrico?

Segundo a Honda, o novo motor terá indução forçada, ou seja, terá algum dispositivo que irá injetar ar no motor. O dispositivo será um compressor semelhante a uma turbina que irá controlar a entrada de ar para a compressão do motor. 

Compressor acionado eletricamente é um dos grandes mistérios da nova tecnologia
Compressor acionado eletricamente é um dos grandes mistérios da nova tecnologia Foto: Divulgação

A fabricante afirma que essa medida garante torque elevado já em rotações baixas e que pode funcionar sem a necessidade de intercooler, geralmente utilizado em motores turbinados, o que possibilita o uso da tecnologia em motocicletas com pouco espaço.

Apesar de inovadora, a tecnologia não deve chegar às ruas tão cedo. A Honda afirmou que segue no desenvolvimento desse motor visando a produção em massa e aplicação em modelos de alta cilindrada.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!