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Mudanças

Confira 5 motos que saíram de linha em 2025

Honda e Yamaha fazem diversas substituições no mercado nacional a partir deste ano

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Honda Forza 350
Honda Forza 350 Foto: Divulgação: Honda

O ano de 2024 foi o período das motos no Brasil. O mercado de duas rodas cresceu 11%, entre 2023 e o ano passado, e teve o melhor resultado em 14 anos. As fabricantes japonesas, Honda e Yamaha, tiveram uma grande participação nessa movimentação de mercado, com o anúncio de novidades e até a descontinuação de modelos de entrada e premiums.

Vamos começar a lista com a Honda, marca que mais vendeu motos em 2024, de acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Honda Forza 350

Honda Forza 350
Honda Forza 350 Foto: Divulgação: Honda

A scooter é uma das motos que já não fazem mais parte dos planos de produção da Honda. Ela ficou pouco tempo no mercado brasileiro, chegando em 2022 para rivalizar com modelos intermediários e topos de linha, sendo retirada em 2024.

Seu motor de quatro válvulas entregava a potência de 29,2 cv e torque de 3,24 kgfm, com refrigeração líquida e a capacidade de cárter de óleo de 1,7 litros. A transmissão é CVT com controle de tração HSTC, exclusivo da Honda. Seu preço era de R$ 50.300, relativamente alto para as motos no país.

Honda Biz 110

Honda Biz 110 cinza
Honda Biz 110 cinza Foto: Divulgação: Honda

A “Bizinha 110” foi mais uma scooter da marca japonesa a deixar o Brasil, em 2024. No caso dela, apenas a Biz 125 continuará à venda no país. As recentes normas anunciadas pelo Proconve L8 podem ter sido determinantes nessa estratégia comercial, já que o motor da Biz 125 recebeu atualizações.

A motorização dela tinha um cilindro de 109,1 cc que entregava a potência de 8,3 cv e 0,89 kgfm de torque, com câmbio semi-automático de quatro marchas. O último preço registrado dela foi de R$ 11.670.

Yamaha Neo 125

Yamaha Neo 125 Racing Blue
Yamaha Neo 125 Racing Blue Foto: Divulgação: Yamaha

Mudando de marca, a Yamaha Neo 125 também saiu de cena no ano passado para a chegada da moto elétrica Yamaha Neo’s Connected, sendo a pioneira japonesa com fabricação no Brasil. Sua produção será feita no polo industrial de Manaus (AM), fornecendo um motor elétrico capaz de gerar 3,1 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. O preço só será divulgado em seu lançamento oficial, mas o mercado pode aguardar algo em torno de R$ 40 mil a R$ 50 mil que é a média de preços das concorrentes do segmento.

Yamaha Factor 125i UBS

Yamaha Factor 125i UBS preta
Yamaha Factor 125i UBS preta Foto: Divulgação: Yamaha

Mais uma moto que foi descontinuada para dar espaço a sua sucessora, a Yamaha Factor. A fabricante comunicou o fim do modelo em dezembro de 2024. A Factor 125i UBS contava com um motor de um cilindro que gerava uma potência de 11,1 cv e torque de 1,2 kgfm. Seu preço de R$ 15.590 fazia com que fosse uma das motos mais procuradas.

Yamaha Fazer 150 UBS

Yamaha Fazer 150 UBS Phantom Purple
Yamaha Fazer 150 UBS Phantom Purple Foto: Divulgação: Yamaha

A última da lista foi a 10ª moto mais vendida no mês de dezembro do ano passado, segundo a Fenabrave. A Fazer 150 UBS também foi descontinuada em dezembro de 2024 para a chegada da sucessora Factor 150 DX. Sua motorização monocilíndrica de duas válvulas, entregava a potência de 12,2 cv (gasolina) e 12,4 (etanol) com um torque comum a ambos abastecimentos de 1,3 kgfm. O último preço sugerido dela foi de R$ 16.090.

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