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Ande Seguro: 10 anos traçando um raio-X nas entregas

A campanha Ande Seguro visa conscientizar os condutores da importância da manutenção e dos equipamentos de segurança, traçando um perfil da categoria

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Campanha Ande Seguro fez um detalhado levantamento junto aos motociclistas, verificando principalmente as condições de segurança do piloto e da moto
Campanha Ande Seguro fez um detalhado levantamento junto aos motociclistas, verificando principalmente as condições de segurança do piloto e da moto Foto: Campanha Ande Seguro fez um detalhado levantamento junto aos motociclistas, verificando principalmente as condições de segurança do piloto e da moto

A 10ª Campanha Ande Seguro, realizada pelo Clube dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, CDL/BH, através da Câmara Setorial Duas Rodas, dirigida por Milton Furtado, avaliou as condições de cerca de duas mil motos e pilotos, em 11 paradas educativas, entre 28 de agosto e 28 de setembro de 2023.

A ação, que completa 10 anos, reuniu um banco de dados que mostra a evolução das condições de manutenção preventiva das motocicletas, consideradas como ferramenta de trabalho por uma expressiva parcela de motofretistas, além de seus equipamentos de segurança.

O raio X do período, registrado na região metropolitana de Belo Horizonte, também serve de amostra para o que acontece nos grandes centros urbanos de todo o Brasil. A campanha Ande Seguro visa conscientizar o motociclista da importância das condições da moto e dos equipamentos de segurança para enfrentar a jornada diária, muitas vezes em um ambiente hostil, pressionado pelo tempo.

Avaliação de vários itens

Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil, foram avaliados itens como capacete, freios, pneus, luzes, rodas e condições gerais da moto. Durante as paradas educativas, os condutores receberam gratuitamente antenas corta cerol e concorreram a brindes como capacete, pneus, luvas e jaquetas. A campanha Ande Seguro também comparou os dados reunidos nos 10 anos da ação.

O balanço aponta que o estado de conservação das motocicletas e o uso dos equipamentos de segurança avançaram consideravelmente durante o período pesquisado. O perfil do condutor apontava em 2014 que 40,2% se declararam motofretistas. Em 2023, 41,3 % disseram ser motofretistas e 13,3% declararam atuar em aplicativos de transporte.

Muitas entregas diariamente

A campanha Ande Seguro comprovou que a pandemia elevou o número de motofretistas. Porém, parte dos condutores sem treinamento e experiência ampliaram os acidentes: 53% já sofreram um acidente; 29,3%, dois acidentes; e 14,7%; três acidentes; 91,3% dos motociclistas são do gênero masculino e 8,3% do gênero feminino; 42% dos autônomos não tem plano de saúde, porém, nota-se a expansão dos Microempreendedores Individuais, MEI e o acesso aos benefícios sociais.

O levantamento da Ande Seguro apontou que 36,3% dos motofretistas percorrem de 50 a 150 quilômetros por dia e 33,5% acima de 150 quilômetros por dia. Com relação às entregas, 52,2% afirmam que realizam de 21 a 40 entregas diariamente; 37,6% afirmam que fazem cerca de 20 entregas diariamente. A atividade representa uma importante fonte de renda para os motofretistas, comodidade e rapidez para quem solicita o serviço.

O motofretista virou gênero de primeira necessidade durante a pandemia, especialmente nos grandes centros, atuando como ponte entre os fornecedores e os consumidores, com restrições de circulação. Também alavancou as vendas de motos novas de baixa cilindrada, além dos equipamentos de pilotagem.

Igualmente se consolidou como importante segmento econômico, conforme constatado na campanha Ande Seguro. Para aumentar a segurança, o CDL/BH elabora estudos para implantação de faixas exclusivas em alguns corredores (já existentes em outros centros) de maior índice de acidentes, realização de cursos gratuitos de pilotagem defensiva e criação de estacionamentos exclusivos em shoppings centers e outras áreas.

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