UAI

Bajaj chega ao Brasil com os modelos Dominar 160, 200 e 400

A marca indiana Bajaj desembarca com modelos street dotados de bom pacote de equipamentos originais e o selo de “made in Brasil”

Publicidade
A Bajaj desembarca no Brasil com três modelos street, entre eles a Dominar 160
A Bajaj desembarca no Brasil com três modelos street, entre eles a Dominar 160 Foto: A Bajaj desembarca no Brasil com três modelos street, entre eles a Dominar 160

Depois de driblar a pandemia, a marca indiana Bajaj começou, oficialmente, suas operações no Brasil, a partir do dia 15 de dezembro, com o lançamento de três modelos: Dominar 160, 200 e 400cm³.

Já estão funcionando cinco concessionárias, com showroom, oficina e estoque de peças. Duas na cidade de São Paulo, uma em Campinas, uma em Santo André e outra em Jundiaí. Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro também terão concessionárias Bajaj, e depois outras tantas.

Saiba um pouco da história da Bajaj

A Bajaj nasceu na Índia há 75 anos. De lá para cá, tornou-se uma gigante do setor, como a terceira maior montadora de motocicletas do mundo, com capacidade de produzir 7 milhões de unidades por ano, entre motos e scooters.

Só na Índia são quatro unidades fabris que exportam para cerca de 79 países, inclusive os prosaicos tuk-tuks, dos quais a Bajaj é o maior fabricante do planeta. Já está presente em alguns países da América do Sul, incluindo a Colômbia, onde é líder de vendas.

Também tem parcerias de desenvolvimento e fabricação com a austríaca KTM, da qual detém 49%, com a Husqvarna e com a inglesa Triumph. Entretanto, ainda não estavam no Brasil. O desembarque no país é uma aposta no importante mercado brasileiro, como afirma Rakesh Sharma, CEO da marca.

Para disputar o segmento das streets de baixa e média cilindrada, que corresponde a cerca de 41% das vendas de 2022, a Bajaj não vai apenas importar seus modelos. Vai fincar raízes, produzindo seus modelos na planta industrial de Manaus, Amazonas, em parceria com a Dafra, oferecendo recursos tecnológicos desenvolvidos por cerca de 1.500 engenheiros em centros de pesquisa dentro e fora da Índia.

Há oito anos o Téo testou a Dafra Horizon 250. Confira!

https://youtu.be/yjv_EDCcsMM

Calibração específica para o mercado brasileiro

Os modelos passaram por uma extensa adaptação para o mercado brasileiro. Alguns itens foram excluídos, como o suporte de placa dianteiro, exigido na Índia, e a proteção lateral, comum no país, para que o vestido das garupas não enrosque na roda traseira.

Os motores e escapes também foram calibrados para o nosso combustível gasolina adicionado com álcool, além de legislação de ruídos. Entretanto, os protetores de motor (mata cachorros) foram mantidos. Componentes e peças nacionais também são agregados progressivamente.

Como é a Bajaj Dominar 400?

Disponível na cor verde, com preço sugerido de R$ 24.200, a Dominar 400 é uma sport tourer que mistura estilos. Com porte avantajado, tem para-brisa, protetor de mão, protetor inferior da saída do escape e banco em dois níveis, com encosto para o passageiro e posição de pilotagem mais ereta.

O motor de um cilindro e 373,3cm³ tem arrefecimento líquido, duplo comando e quatro válvulas, que fornece 40cv a 8.800rpm e torque de 3,6kgfm a 6.500rpm. Andamos na versão indiana do modelo para constatar que o motor tem uma pegada para encarar qualquer estrada, inclusive com garupa.

Neste quesito, o painel em tela LCD principal e outra menor sobre o tanque, fornece consumo médio, imediato, autonomia (tanque de 13 litros), marcha engatada (seis), porta USB, suporte de GPS, além dos recursos tradicionais.

A Dominar 400 tem ainda suspensão dianteira invertida com tubos de 43mm de diâmetro, suspensão traseira mono com reservatório de expansão de gás. A embreagem é assistida e deslizante. Os freios com ABS tem disco de 320mm na dianteira e 230mm na traseira.

As rodas de liga leve são calçadas com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira. A iluminação é em LED, com farol de acendimento automático. As setas também são em LED, com lentes transparentes.

Bajaj Dominar 200: para uso diário

Com motor de um cilindro, 199,5cm3, comando simples e quatro válvulas, a Bajaj Dominar 200 tem arrefecimento líquido e produz bons 24,5cv a 9.750rpm e torque de 1,9kgfm a 8.000rpm. Voltada para uso diário, tem ergonomia mais relaxada, tanque de 12 litros e câmbio de seis marchas. Porém, incorpora alguns itens pouco comuns em motos menores.

A suspensão dianteira é invertida com tubos de 33mm e a traseira mono, com reservatório de expansão de gás. Os freios, com ABS de um canal, têm disco de 300mm na dianteira e 230mm na traseira. O visual tem ainda farol triangular e protetor inferior de motor, além de traves perimetrais no quadro.

O painel tem conta-giros estilo analógico e tela digital com as demais informações. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas. São quatro opções de cores (vermelho, azul, cinza e branco), com preço sugerido de R$ 19.637.

Modelo de entrada da Bajaj: Dominar 160

O modelo considerado de entrada, também para uso diário, a Bajaj Dominar 160 tem quatro opções de cores: azul, vermelho, branco e cinza, com preço sugerido de R$ 18.680. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, comum aos três modelos.

O motor de um cilindro e 160,3cm³ entrega 17cv a 9.000rpm e torque de 1,5kgfm a 7.250rpm. São quatro válvulas com comando único. Porém, a refrigeração é a ar e óleo.

Por outro lado, itens de motos “maiores” e incomuns no segmento estão presentes. Suspensão dianteira da Bajaj Dominar 160 invertida com tubos de 31mm e traseira mono. O freio dianteiro tem disco de 260mm, com ABS. O freio traseiro tem disco de 230mm de diâmetro.

As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus 90/90 na dianteira e 120/80 na traseira. O tanque é de 12 litros, o farol triangular e o câmbio de cinco marchas. O painel é semelhante ao da Dominar 200.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas