Após sua estreia no mercado brasileiro com a linha Dominar, nesse finalzinho de ano, a indiana Bajaj tem muitos planos para o Brasil. Sua lista de lançamentos 2023 terá pelo menos dois modelos interessantes, a linha Avenger (custom) e o scooter elétrico Cheetak, que tem grande popularidade.
Nosso colunista de motos Téo Mascarenhas foi até a Índia em meados de 2022 e conferiu de perto todos esses modelos. Na ocasião, ele conheceu inclusive a linha Pulsar da Bajaj, com modelos de 160 e 250cm³ de cilindrada, que no Brasil acabaram se tornando a linha de entrada da Dominar 400.
Bajaj Avenger é custom de baixa cilindrada
A linha Avenger da Bajaj pertence ao segmentos custom de baixa cilindrada, ainda pouco explorado no Brasil. Com muitos cromados, o visual enche os olhos. O conforto é reforçado pelo para-brisa e pelo encosto do garupa no banco de dois níveis. A suspensão dianteira é mais aberta, enquanto a posição de pilotagem tem pés mais avançados.
A Bajaj Avenger está disponível em duas motorizações. A versão Cruise, com motor de 220cm³ de cilindrada, tem 14cv de potência e 1,8kgfm de torque. A Street tem propulsor de 160cm³ de cilindrada e desenvolve 11cv e 1,4kgfm. Assim, o modelo tem tudo para se dar bem entre os lançamentos 2023.
Scooter Chetak está na lista de lançamentos 2023
Com estilo retrô, o Chetak adota o mesmo nome de um dos primeiros modelos produzidos pela Bajaj. A O scooter elétrico tem baterias de íon de lítio, com sete anos de garantia, que dão autonomia de 95 quilômetros. Nas poucas aparições dos modelos da marca indiana no Brasil, a motinha encantou o público.
E o charme do Chetak não fez sucesso só por aqui. A grande demanda pelo scooter elétrico pode comprometer ou atrasar seu desembarque no mercado nacional. A esperança é que a ampliação da linha de montagem do modelo dê conta do recado e que o Chetak não saia da lista dos lançamentos 2023.
Por enquanto modelos são apenas "nacionalizados"
A operação da Bajaj no Brasil será feita por regime CKD, onde as motos são importadas desmontadas. A montagem é realizada na planta da Dafra em Manaus (Amazonas). Porém, com o tempo, o projeto é instalar sua própria linha de montagem. Uma rede de concessionárias já está sendo montada.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!