A Bajaj anunciou que terá um fábrica própria no Brasil já em 2024. Atualmente a marca indiana de motos usa a estrutura da Dafra na Zona Franca de Manaus (AM) para montar os veículos vendidos no Brasil em regime CKD, usando componentes importados da Índia.
No entanto, a Bajaj não detalhou como será o investimento no Brasil, que também será na Zona Franca de Manaus. Não é certo se a nova estrutura será usada para continuar montando as motos com componentes importados ou se os veículos serão de fato fabricados no Brasil.
Fábrica será a primeira da marca fora da Índia
A capacidade da nova fábrica da Bajaj será de 20 mil motos por ano. As operações devem começar dentro de 12 meses. A marca indiana também não divulgou números sobre o investimento e nem quantos empregos diretos a nova planta vai gerar.
Trata-se da primeira fábrica da marca fora da Índia. Mesmo com a nova planta, a Bajaj considera preservar a atual parceria com a Dafra. Além da marca indiana, a Dafra "empresta" a sua fábrica para a Royal Enfield e a Ducati.
Bajaj tem 3 modelos no Brasil
A Bajaj chegou oficialmente ao Brasil no fim de 2022. Desde então, foram cerca de 2 mil motos vendidas por aqui. A marca tem concessionárias em São Paulo, Campinas, Santo André, Jundiaí (as quatro no estado de São Paulo), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Florianópolis (SC). Nos próximo meses a marca passa ter representantes em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).
A linha da Bajaj no Brasil é formada por três modelos:
- Dominar 160: é o modelo de entrada da marca. O motor de um cilindro tem 160,3cm³, com 17cv de potência e 1,5kgfm de torque.
- Dominar 200: voltado para uso diário, o modelo tem motor de um cilindro com 199,5cm³, com 24,5cv e torque de 1,9kgfm.
- Dominar 400: uma sport tourer que mistura estilos. O motor de um cilindro e 373,3cm³ tem 40cv e 3,6kgfm.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!