A novíssima motocicleta esportiva BMW F 800 S inaugura uma inédita arquitetura de motor, com dois cilindros paralelos, até então jamais usada pela montadora, que conta com o tradicional propulsor boxer, sua marca registrada, há mais de 80 anos. O novo modelo começa a ser comercializado no Brasil este mês (antes mesmo dos Estados Unidos, por exemplo), em duas versões: Standard, por R$ 52.900, e a topo, equipada com sistema de freios ABS e aquecedor de manoplas, por R$ 57.900.
A fábrica alemã levou 47 meses projetando o modelo, que chega exatamente para desmitificar a fama. Uma esportiva de entrada compacta e arisca, com a grife e o requinte BMW, mas acessível ao público intermediário, entre a linha 650cm³ de um cilindro e as sofisticadas K e R, com 1200cm³. Para tanto, projetou o revolucionário motor, que é produzido pela austríaca Rotax e entregue pronto na fábrica de Berlim, para montagem no compacto quadro em alumínio com vigas laterais.
Invenção
Uma das curiosidades do novo motor, é que os pistãos têm movimentos sincronizados: sobem e descem juntos. Porém, produziriam uma vibração digna de um martelete de quebrar concreto, inviabilizando a pilotagem. Para compensar, a genial solução foi instalar uma espécie de terceira biela (entre as duas verdadeiras), que funciona em sentido contrário, com uma massa de tal ordem, que praticamente anula as vibrações, além de reduzir as dimensões do motor, sua complexidade e manutenção e aumentar o torque. Essa solução única, não tem precedentes e inaugura um novo conceito mecânico.
Na hora de andar, o som vindo do escape único e lateral é agradável e grave, mas fica a sensação de um resquício de vibrações em nome de uma maior esportividade. A posição de pilotagem é mais inclinada para a frente, para atacar as curvas da vida, o que a F 800 S faz com competência, ajudada por uma suspensão dianteira com garfo telescópico de 43mm de diâmetro e 140mm de curso e uma traseira mono, apoiada em monobraço (que permite tirar a roda como nos carros), regulável, com 140 m de curso. O visual é agressivo e anguloso, os grandes faróis, assimétricos, e o motor está propositalmente exposto.
Acelerando
As deliciosas curvas e o belo visual das estradas da serra gaúcha foram o palco do teste da nova F 800 S. Antes de acelerar, o piloto pode regular a altura do banco, entre 790mm e 820mm, e apreciar as belas rodas, aros de 17 polegadas em liga leve (semelhantes às dos modelos K), com pneus esportivos, 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. Entretanto, para andar forte e extrair toda esportividade do modelo, convém manter o motor, que fornece 85cv a 8.000rpm, sempre ‘cheio’, aproveitando o câmbio de seis marchas, com relações mais curtas e transmissão final por correia, que dispensa manutenção.
O peso a seco de 182kg e a distância entre eixos de 1.466mm deixam o modelo maleável, mas também confortável nas retas, ajudado pela semicarenagem e pelo pára-brisa que protege da ventania em altas velocidades. O painel é completo, com instrumentos digitais e analógicos e a possibilidade de instalação de computador e navegador. Já os freios, com ABS (duplo disco de 320mm na dianteira), são santos protetores, que corrigem até barbeiragens. Para rebaixar o centro de gravidade, o tanque de 16 litros fica sob o banco, enquanto o falso tanque abriga a caixa do filtro de ar e a bateria. A BMW vende ainda extensa lista de acessórios e equipamentos. Informações: 0800 797-3578.
O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil