A BMW apresentou durante o Festival Interlagos 2022 - uma espécie de salão de motos, que também inclui competições, testes de modelos, competições , shows e gastronomia, entre 23 e 26 de junho, em São Paulo (SP) - a motocicleta estradeira R 1250 RT. Na verdade, o modelo já é conhecido, porém foi renovado e divide o mesmo motor de dois cilindros boxer com a big trail R 1250 GS.
Luxo e conforto são características da BMW R 1250 RT. O painel, por exemplo, em tela TFT colorida, tem nada menos que 10,25 polegadas. O display foi herdado da linha de automóveis da marca e pode ser conectado ao celular para espelhamento de aplicativos, como navegação e comunicação. E, claro, também inclui sistema de áudio.
Na hora de pegar estrada, a BMW R 1250 RT tem o cruise control (piloto automático) inteligente. Ele mantém a velocidade selecionada nas subidas e, nas descidas, se o freio motor não for suficiente para manter a velocidade, aplica o freio de leve. A carenagem, desenvolvida em túnel de vento, tem o pára-brisa reposicionado e faróis em LED adaptativos, que iluminam o interior das curvas conforme a inclinação da motocicleta.
Mordomia
Outras comodidades da BMW R 1250 RT estão nas manoplas e no banco com aquecimento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, computador de bordo e chave inteligente, que pode ficar no bolso para iniciar a partida.
A BMW R1250 RT é produzida em Berlim, Alemanha e chega em quatro cores: Alpine White, com preço sugerido de R$ 203.900, Racing Blue e Triple Black, com preço sugerido de R$ 205.900, e Mineral White, com preço sugerido de R$ 209.900.
A sofisticação da BMW R 1250 RT também está nas suspensões. Equipada com o sistema Dynamic-ESA, faz o ajuste automaticamente conforme as condições do piso (enrijecendo ou amaciando) por meio de válvulas com acionamento elétrico. Os níveis e intensidade dos ajustes estão sincronizados com os modos de pilotagem Rain, Road e Dynamic.
A frenagem da BMW R 1250 RT é simultânea nas duas rodas. O sistema, com o pomposo nome Full Integral ABS Pro, distribui a pressão nas pinças dos discos dianteiros e traseiros automaticamente, mesmo se o piloto pressionar só o pedal ou só o manete. O sistema também reconhece a velocidade e inclinação, para dosar a frenagem nas curvas.
Motor da BMW R 1250 RT
A BMW tem outros modelos do tipo turismo estradeiro, como a linha K 1600 com um refinado motor de seis cilindros em linha. Porém, a BMW R 1250 RT segue a tradição dos motores do tipo boxer da marca, com dois cilindros contrapostos, como se estivessem “boxeando” A modernização constante deste propulsor incluiu o arrefecimento líquido e o sofisticado comando de válvulas variável.
Este sistema permite que o motor ganhe fôlego em baixos giros e potência em alta, mudando o tempo de abertura das válvulas, conforme a solicitação. A potência atinge 136 cv a 7.750 rpm e um torque de 14,6 kgfm a 6.250 rpm. Além disso, a eletrônica também modula os mapas de motor, permitindo uma condução sintonizada com a opção selecionada.
São três modos de pilotagem: Rain (Chuva), Road (Estrada) e Dynamic (Dinâmico), que ajustam os níveis do controle de tração, freio motor, suspensões e os freios ABS. A BMW R 1250 RT tem ainda quick shifter, para passar as marchas sem usar a embreagem. E também modo de condução ECO, para monitorar o consumo e o controle de partida em rampas, além de malas laterais.
Assista ao vídeo e conheça a BMW R 1250 RT em detalhes: