A nova geração da maxitrail BMW R 1300 GS foi lançada oficialmente, radicalizando nas mudanças do visual, da potência, do peso, da ergonomia e da eletrônica em relação à R 1250 GS, modelo que passa a substituir. Só um elemento permanece inalterado: o motor com arquitetura do tipo boxer de dois cilindros contrapostos, que rebaixa o centro de gravidade e facilita o equilíbrio.
A primeira BMW GS modelo R 80, lançada em 1980, com o fiel motor boxer de 800cm³, alavancou as vendas da marca contra todos os prognósticos exatamente por causa do motor. Uma moto aventureira, com motor largo, pronto para empacar em trechos estreitos. De lá para cá, a GS venceu o badalado Rally Paris Dakar, por exemplo, desmistificando a hipótese.
A sigla GS, Gelande Strasse, significa campo e cidade, e a letra R indica motores Boxer. As novas motos BMW R 1300 GS chegam em quatro versões: Standard (ou base), Triple Black, Trophy e Option 719 Tramuntana, além de uma futura Adventure. Todas dividem os novos motor e quadro, com diferenças nos acessórios e equipamentos. Porém, com peso reduzido em 12kg e potência aumentada em 9cv. Os modelos também serão produzidos no Brasil, embora ainda sem datas definidas.
Visual bem modificado
A BMW R 1300 GS ficou mais compacta em relação à R 1250 GS. Na dianteira o conjunto de farol assimétrico deu lugar a uma iluminação em LED em formato de X. O bico dianteiro também ficou mais curto e as setas foram para os protetores de punho. A traseira ganhou aspecto mais limpo com sub quadro em alumínio fundido em vez de aço em treliça. O escape é mais compacto e o para-brisa com diferentes alturas.
O modelo Triple Black tem para-brisa mais alto e regulável elétrica. O modelo Trophy, mais voltado para o fora de estrada, tem rodas raiadas com banco mais alto a 970mm do solo. O modelo Option 719 Tramuntana tem pintura verde, rodas raiadas e equipamentos exclusivos. Todas conservam a transmissão final por eixo cardã.
Motor é o mesmo para todas as versões
O motor com 1.300cm³, refrigeração mista líquida e a ar, é o mais potente boxer já construído pela BMW. Entrega 145cv a 7.750rpm e torque de 15,2kgfm a 6.500rpm. Também é o mais compacto, com o deslocamento da caixa de marchas de seis velocidades para debaixo do motor. A providência economizou 6,5kg e ainda rebaixou mais ainda o centro de gravidade. Outro artifício é o comando de válvulas variável que distribui melhor potência e torque.
A eletrônica tem quatro modos de pilotagem padrão: Eco, Road, Rain e mais a Enduro. Opcionalmente, a seleção Pro inclui os modos de pilotagem Dynamic, Dynamic Pro e Enduro Pro, que também possibilitam a customização dos sistemas como controle de tração, por exemplo. O assistente de partida em rampas e o controle de arrasto do motor (nas reduzidas) é padrão para as versões.
Suspensões com sistema EVO
O sistema Telelever, com amortecedor único na dianteira, agora é Telelever EVO, com 190mm de curso. Na traseira sistema EVO Paralever com 200mm de curso. Ambas com Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), que compensa a carga sobre a moto (piloto, piloto e bagagem ou garupa) e também ajustes conforme o modo de pilotagem.
A suspensão pode receber opcionalmente o modo Esporte, com acréscimo de 20mm no curso. Também opcionalmente, o Dynamic ESA Next Generation pode regular a suspensão eletronicamente na altura, rebaixando o banco de 850mm para 820mm em baixas velocidades ou parado. Porém, o próprio banco deixa de ter regulagens de altura mecânica. As rodas têm aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Equipada com radar
A nova BMW R 1300 GS está equipada com radar na dianteira e na traseira. Na dianteira, garante o piloto automático adaptativo, mantendo a distância do veículo à frente, com alerta de colisão sinalizando o perigo. O radar traseiro monitora o que está acontecendo atrás da motocicleta.
O sistema de freios é integrado com o ABS de curvas de série. Ao acionar o freio dianteiro, o traseiro também é acionado e vice-versa. No modo de pilotagem Pro, o freio ABS traseiro pode ser desligado. O dianteiro não. O modo Dynamic Brake Control impede o uso do acelerador nas frenagens. O duplo disco dianteiro passou de 305mm para 310mm de diâmetro.
O painel tem tela em TFT colorida de 6,5 polegadas de diâmetro com conectividade ao smartphone. Como padrão a BMW R 1300 GS também tem controle da pressão dos pneus, punhos aquecidos e chave inteligente e tomada USB. Como opcionais, uma infinidade de equipamentos como tipos de banco, de guidão, de pedais, luzes de curvas, iluminação auxiliar, cavalete central e o jogo de malas laterais e central.
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