UAI

BMW R18: estilo cruiser e motor boxer, por R$ 139.990

Com enorme motor propositalmente à mostra, a BMW R18, estilo chopper, tem visual inspirado no passado, mas tecnologia e eletrônica do futuro

Publicidade
Por ser muito baixa, a BMW R18 raspa facilmente no chão ao inclinar
Por ser muito baixa, a BMW R18 raspa facilmente no chão ao inclinar Foto: Por ser muito baixa, a BMW R18 raspa facilmente no chão ao inclinar

Ao ligar o motorzão da BMW R18, a moto dá uma guinada para o lado e, junto com ela, o piloto. É o efeito contra rotativo do motor boxer de nada menos que 1.802cm³. O maior já produzido em toda a história de 100 anos da marca alemã. Este mesmo motor, porém, facilita muito o equilíbrio quando se acelera. Basta pôr a moto em movimento para o efeito desaparecer, substituído por outras forças da física.

O motor boxer, que leva este nome, pela arquitetura dos pistões contrapostos e “deitados”, como se estivessem boxeando, rebaixa de tal forma o centro de gravidade e as massas, que a BMW R18 quase anda sozinha. Mesmo em baixas velocidades. E a R18 faz questão de exibir o enorme propulsor de dois cilindros, como a grande estrela do modelo.

BMW R18 modelo 2023 preta de frente estática no estúdio
Modelo traz vários cromados e o tradicional farol redondo

O estilo cruiser da BMW R18 (R que identifica os modelos BMW com motor boxer e 18 pela cilindrada) não requer velocidade, mas torque. A potência atinge 91cv a apenas 4.750rpm. Entretanto, o torque é de 16,1kgfm a apenas 3.000rpm. Espantosa e brutalmente, 95% da força, ou 15,9kgfm já estão disponíveis a parcos 2.000rpm. Um verdadeiro trator, que aceita retomadas em qualquer marcha e velocidade sem reclamar, deixando a pilotagem quase no automático.

Um pouco da história da BMW R18

A BMW R18 surgiu como conceito no sofisticado Concorzo D'eleganza Villa Deste, às margens do Lago de Como, na divisa da Itália com a Suíça, em 2019. Despertou tanto interesse que foi para a linha de montagem, na fábrica de Berlim, e agora chega ao Brasil, importada oficialmente, com preço sugerido de R$ 139.990. Contudo, o preço não foi empecilho para o estoque desaparecer e para levar o modelo para a garagem só entrando na fila de espera.

BMW R18 modelo 2023 preta de frente estática no estúdio com o modelo R5 à esquerda que serviu de inspiração
Modelo R5, da década de 1930, serviu de inspiração para a R18

As formas da BMW R18 foram inspiradas no modelo de vanguarda para a época, R5, com motor boxer de 494cm³ e 24cv. Foram produzidas apenas 2.652 unidades entre os anos de 1936 e 1937, com soluções técnicas inéditas, como pedal de marchas de quatro velocidades no pé, como nas motos atuais (antes a alavanca era na mão) e suspensão dianteira hidráulica.

O formato do tanque (16 litros) com pintura preta e filetes brancos, o painel com instrumento redondo e leitura analógica, o farol destacado e também arredondado, além dos escapes cromados com desenho curvilíneo, são releituras atualizadas da R5.

BMW R18 modelo 2023 preta detalhe do velocímetro estática no estúdio
Velocímetro analógico e pequena tela digital

Comportamento do motor boxer no asfalto

O motorzão boxer da BMW R18, responsável pelo extraordinário torque e por gerar equilíbrio nos 345kg de peso (já abastecida), provoca outro efeito colateral. A plataforma para os pés não pode ser mais avançada, como nas motos chopper. O motor fica no caminho, agravado pelo fato dos propulsores boxer exigirem dois cabeçotes. Um de cada lado.

A enorme distância entre-eixos, 1.731mm, aro dianteiro com 19 polegadas de diâmetro e a baixa altura em relação ao solo, não fazem da BMW R18 uma campeã nas curvas, inclusive raspando com facilidade. O barato é desfilar, aproveitando o monstruoso torque transmitido para a roda traseira via eixo cardan à mostra, com pneuzão 180/65, além do visual retrô moderno.

BMW R18 modelo 2023 preta detalhe do escapamento cromado estática no estúdio
O largo escapamento cromado chama a atenção

O lado moderno inclui eletrônica com três mapas de motor – Rain, Roll e Rock –, controle de estabilidade (ASC) que pode ser desligado, controle de arrasto (MSR) em função do megatorque, farol em LED e assistente de partida em rampas. O painel também tem pequena tela digital, com o computador de bordo.

A suspensão dianteira tem tubos de 49mm, cobertos por capas como na R5, e 120mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, fica camuflada, como nas "rabo duro”, com regulagens na pré carga e 90mm de curso. As rodas são raiadas também para compor o estilo. Porém, os freios são a disco, curiosamente com a mesma medida, 300mm de diâmetro para brecar a avantajada. Na dianteira, uma dupla com pinças de quatro pistões e, na traseira, disco único. Todos com sistema ABS integral.

BMW R18 modelo 2023 preta de lateral em movimento na pista asfalto
O grande barato da BMW R18 é desfilar, aproveitando o monstruoso torque transmitido para a roda traseira via eixo cardan

Há oito anos, Téo Mascarenhas participou do lançamento da BMW Nine T

https://youtu.be/483Hxp2t39k

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas