UAI

Em comemoração aos 100 anos da marca, BMW R18 ganha transformação exótica

Modelo foi projetado pelo artista alemão Dirk Oehlerking, que abusou da criatividade.

Publicidade
Modelo foi adaptado de uma R18 convencional
Modelo foi adaptado de uma R18 convencional Foto: Modelo foi adaptado de uma R18 convencional

Como estratégia de marketing e tradição da BMW, a marca costuma entregar algumas de suas motos a designers famosos para testar a criatividade dos mesmos. Os resultados são sempre legais, mas poucos fogem da média, como aconteceu com esta da imagem acima. Derivado de uma BMW R18, o modelo foi criação do artista alemão Dirk Oehlerking em homenagem aos 100 anos da BMW Motorrad (a divisão de motocicletas da marca).

Intitulada como BMW R18 The Crown, a moto personalizada foi apresentada no Motorrad Days, evento anual da marca que, neste ano, aconteceu em Berlim nos dias 2 e 3 de julho.

O idealizador por trás da obra de arte, Dirk Oehlerking, já é, há cerca de 30 anos, conhecido por suas construções diferentes e exóticas com motocicletas. Sobre a sua mais recente criação, a BMW R18, ele afirma que o seu objetivo era que o veículo parecesse "poderoso, elegante e rápido", além de que tivesse um "visual inovador”.

“Comecei com um novo BMW R18, que depois desmontei. Como sempre, trabalhei com espuma dura e papelão para criar a forma, as linhas e o desenho"

Dirk Oehlerking, artista alemão

Como a BMW R18 foi transformada na nova moto personalizada?

Para transformar a BMW R18 na nova The Crown, Oehlerking precisou adaptar consideravelmente a tecnologia da primeira. A suspensão de roda dianteira, por exemplo, precisou ser reconstruída, tendo os garfos substituídos por um braço oscilante de dupla face com um suporte de suspensão central.

The Crown vista de cima.

Enquanto isso, um novo tanque de combustível de 8 litros e partes da carenagem foram fabricados em chapa de alumínio de 2mm de espessura, a qual foi cortada, dobrada e trabalhada à mão.

O motor boxer, a suspensão traseira, o apoio para os pés e alguns outros instrumentos foram mantidos da BMW R18 original. O dois novos coletores de escape em aço inoxidável, por sua vez, foram completamente feitos à mão.

Por fim, o toque final da nova BMW R18 The Crown foi o acabamento com pintura Champagne Platinum com madrepérola, uma combinação que traz um ar de sofisticação e elegância à moto. A pintura é complementada também pelo emblema BMW adornado com uma pequena coroa.