As medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-!9 afetaram duramente o segmento de motocicletas desde 2020. Porém, a partir de 2021, alguma luz surgiu no fim do túnel. Segundo a associação dos fabricantes, Abraciclo, a produção de janeiro a novembro de 2021 somou 1.118.790 unidades, representando um aumento de 25,9% em relação ao mesmo período de 2020, e o melhor volume desde 2015. Só não foi ainda maior em função das medidas sanitárias impostas na produção e a crise mundial de componentes. Para 2022, as expectativas são de manutenção da expansão e recuperação do mercado, para satisfazer a demanda reprimida. Tanto de modelos de baixa cilindrada, a base da pirâmide, quanto de motos de alta cilindrada e importadas, em um segmento ávido por novos modelos. Para 2022, alguns lançamentos já estão confirmados.
HONDA A marca vai atualizar o modelo NC 750X com câmbio de dupla embreagem, DCT, e modernizações no visual, com novas carenagens e para-brisa. O motor de 745cm³, com dois cilindros paralelos, tem três modos de pilotagem e controle de tração. Uma de suas atrações é a adoção de uma espécie de porta-malas no lugar do tanque. A capacidade foi aumentada de 22 para 23 litros.
O modelo Neo Sports Café CB 1000R 2022, com motor de quatro cilindros em linha e 141,4cv, ganhou novo painel em tela TFT colorida de cinco polegadas e conectividade com o celular, novos bloco óptico dianteiro, rodas, molduras do radiador e subquadro.
A inédita versão Black Edition (em preto) tem capa de banco e sistema quickshifter de troca de marchas. O scooter aventureiro X-ADV 750. modelo 2022 ganhou porta-malas maior, que passou de 21 para 22 litros de volume, painel com tela FTF colorida de cinco polegadas com sistema que atende por comando de voz via celular, novo para-brisas mais estreito com cinco regulagens, novo quadro, nova relação de câmbio (DCT) e novo peso, três quilos mais leve.
TRIUMPH A marca inglesa, instalada em Manaus, Amazonas, refez completamente a linha big trail Tiger 1200, que chega em 2022 em três versões: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Explorer e Tiger 1200 Rally Pro. O motor com 1.160cm³ ganhou 9cv, passando para 150cv e mais 0,8kgfm de torque.
O visual ficou mais esbelto e o peso foi reduzido em nada menos que 25 quilos, com novo quadro. A eletrônica também foi maciçamente aplicada e varia conforme a versão.
Os modelos Rally Explorer (com tanque de 30 litros) e Rally Pro contam com radar de aproximação de carros. O painel conta com tela em TFT, com espelhamento do celular.
KAWASAKI Comemorando 50 anos da linha Z de motocicletas e 13 anos da instalação oficial da Kawasaki no Brasil (em Manaus), a marca vai trazer em 2022 os modelos Z 650 RS e Z 900 R Edition. A Z 650 RS tem motor de dois cilindros de 68cv. O estilo clássico, inspirado na pioneira e icônica Z1 da década de 1970 (com motor de quatro cilindros em linha), reúne farol e painel de instrumentos redondos, mas iluminação em LED. A suspensão dianteira é convencional, não invertida. Uma moto divertida e descomplicada.
A Z 900 R Edition é um modelo tipo street fighter (guerreiro urbano), com motor de quatro cilindros em linha e 948cm³, que entrega 125cv e 10, 1kgfm de torque, além de um visual mais agressivo, com suspensão traseira Ohlins, escape Akrapovic em titânio e freios com pinças Brembo.
BMW A marca alemã, instalada em Manaus, vai importar ainda no primeiro semestre de 2022 a gigante custom R18. A montagem nacional deve começar em 2023. O modelo tem o maior motor boxer de dois cilindros da história da BMW, com 1.802cm³. A potência atinge 91cv e o torque 16,1kgfm a míseros 3.000rpm. O visual clássico foi inspirado no modelo R5 da década de 1930. A moto conta com mapas de motor, controle de tração, de estabilidade, de arrasto e assistente de partida.
YAMAHA A estrela da companhia será a Ténéré 700. Um modelo todo terreno, com motor derivado da MT-07, com dois cilindros paralelos, 689cm³, batizado de CP2, que desenvolve cerca de 75cv. A moto passou por um longo período de desenvolvimento (o primeiro protótipo apareceu em 2016) e no Brasil por outro longo processo de homologação. O nome Ténéré tem larga tradição no fora de estrada, especialidade da T-7. Leve, estreita e ágil, com suspensões de longo curso, painel semelhante aos modelos de rally, ergonomia própria para encarar qualquer terreno e um bloco ótico dianteiro com bateria de luzes de LED.
DUCATI A marca italiana, atualmente sob controle da Audi, que por sua vez é controlada pela alemã Volkswagen, modernizou e rebatizou a big trail Multistrada 950S, que agora atende pelo nome de V-2S. A substituição mantém o tradicional motor de dois cilindros com inclinação de 90 graus (em L), com 937cm³, comando desmodrômico, 113cv, e dois quilos mais leve com emprego de materiais nobres. As suspensões são semiativas, amplamente reguláveis. A eletrônica também está presente maciçamente nos assistentes de pilotagem.
HARLEY-DAVIDSON Finalmente, o modelo big trai Pan America 1250 deve desembarcar no Brasil. A moto tem o novo motor de dois cilindros em V a 60 graus Revolution Max, de 1.252cm³, que entrega 152cv a 8.750rpm e torque de 13,1kgfm a 6.750rpm. A versão Special tem mapas de motor Road, Sport, Rain e Off-Road, e mais os Custom Off-Road e Custom Off-Road Plus, para encarar qualquer pedreira. As suspensões são eletrônicas semiativas Showa, com amplas possibilidades de regulagens, inclusive com um inédito sistema que rebaixa a suspensão nas paradas, reduzindo a distância entre o banco e o solo de 25,4cm a 50,8cm.
HUSQVARNA A tradicional marca sueca, controlada pela austríaca KTM, vai trazer o modelo big trail Norden 901. O motor de dois cilindros e 889cm³ entrega 105cv e torque de 10,1kgfm. Coincidentemente, é o mesmo que equipa o modelo puro sangue KTM 890R, que já está em nosso mercado. A Norden 901, porém, tem proposta de utilização menos radical, com visual mais retrô e farol redondo. O modelo conta com piloto automático, controle de tração, mapas de motor, quick shifter, painel em LCD e suspensões WP, com 220mm de curso na dianteira e 215mm na roda traseira.