A Yamaha segue ampliando sua linha de veículos com três rodas, de olho na mobilidade urbana. Começou com o scooter Tricity 125, lançado em 2014, sinalizando a formação de uma família equipada com duas rodas na dianteira e uma na traseira. Demorou, mas a família cresceu com o lançamento do Tricity 300, no fim de 2019, que somente agora chega ao mercado global, iniciando pela Europa. A solução também é aplicada no modelo Niken (mostrado em 2019 no Salão Duas Rodas), que utiliza o mesmo motor da MT-09, já comercializada aqui.
Porém, a Niken - que é a junção das palavras japonesas Ni, dois, e Ken, espada - tem três rodas, além da versão para viagens GT. Já o Tricity é uma alusão ao Tri, três, e City, cidade, demonstrando sua vocação urbana em três rodas. O raciocínio, segundo a geometria, é que três pontos determinam um plano. Desta forma, o scooter com três rodas favoreceria o equilíbrio, facilitando o uso urbano para qualquer usuário. Na prática, a teoria é quase esta, mas também precisou de uma ajudinha da Física para se comportar igualmente como um scooter convencional de duas rodas.
MOBILIDADE As duas rodas dianteiras estão separadas por apenas 470 milímetros, o que não impede o veículo de circular em passagens estreitas. Entretanto, o segredo está na suspensão. O sistema LMW, Leaning Multi Wheel (rodas inclinadas), composto por paralelogramos que ligam as suspensões independentes nas duas rodas da frente, permite inclinação nas curvas, exatamente como nos scooters tradicionais. Porém, na hora de parar nos semáforos, por exemplo, com um comando, o sistema Tilt-Lok bloqueia a inclinação, deixando o Tricity equilibrado nos três pontos, juntando a geometria e a física.
Outra característica proporcionada pelo apoio em três rodas está no momento de “brecar”. A frenagem conta com maior área de contato, além do sistema ABS que distribui a pressão entre a traseira e dianteira. Assim, ao pressionar somente o freio traseiro, automaticamente parte da carga vai para os freios dianteiros. São três discos iguais, de 267mm de diâmetro, nas três rodas também com aros iguais de 14 polegadas. Para facilitar as manobras em baixa velocidade, o guidão esterça em 72 graus. Para estacionar, o veículo conta com um “freio de mão” e bloqueio (standing assist) da dianteira.
MORDOMIAS Como em um scooter de duas rodas, as comodidades para deslocamentos urbanos estão presentesno Tricity 300. O porta-malas sob o assento tem generoso volume para abrigar dois capacetes integrais. O banco é largo e em dois níveis. O painel tem ampla tela digital, computador de bordo, tomada 12V para carregar o celular e a chave inteligente, que destrava a tampa do tanque (de 13 litros), o guidão, o banco e liga o motor. Porém, o túnel central é elevado, dificultando o embarque e desembarque, situação corriqueira nos centros urbanos.
O motor é o mesmo que equipa o modelo scooter XMax 300, acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. Com um cilindro de 292cm³ de capacidade volumétrica e refrigeração líquida, o propulsor fornece 28cv a 7.250rpm e torque de 2,96kgfm a 5.750rpm. O modelo também conta com o controle de tração para pisos escorregadios. As suspensões dianteiras com duas bengalas telescópicas em cada roda, contam com 100mm de curso (elevados para o segmento). A suspensão traseira tem dois amortecedores com regulagens na pré-carga e 84mm de curso. A iluminação é em LED, com duplo farol e luz de posição.