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Dafra Cruisym 300: o terceiro integrante da família

Dafra amplia a linha de scooters de 300cm³ com o Cruisym 300, que tem generoso porta-objetos sob o banco, ajustes no para-brisa e na suspensão traseira

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Dafra Cruisym 300 tem características mais touring e luxuosas, com porte avantajado
Dafra Cruisym 300 tem características mais touring e luxuosas, com porte avantajado Foto: Dafra Cruisym 300 tem características mais touring e luxuosas, com porte avantajado

Depois de mostrar o scooter Cruisym 300 durante o Salão Festival Interlagos 2022, em junho, com expectativa de lançamento no primeiro trimestre de 2023, a Dafra muda os planos. A marca anunciou o Dafra Cruisym 300 já para a primeira quinzena de dezembro.

O Dafra Cruisym 300 tem características mais touring e luxuosa, com porte avantajado, maior distância entre-eixos (1.550mm), para-brisa ajustável em duas posições, suspensão traseira regulável em quatro e sistema ABS nas duas rodas.

Há sete anos, Téo Mascarenhas testou o scooter Dafra Cityclass 200i. Relembre...

https://youtu.be/MXiBR-IYkbY

Desta forma, deve conviver com outros dois modelos de scooters de 300cm³ da linha – Citycom 300 CBS e Citycom HD 300 –, mais “urbanos” e também mais em conta. Enquanto o novo Dafra Cruisym 300 tem preço sugerido de R$ 32.490, o Citycom 300 CBS sai por R$ 25.990, e o Citycom HD 300 por R$ 27.490. Todos sem o frete.

A Dafra tem acordo de desenvolvimento com a marca Sang Yang Motors (SYM), estabelecida em Taiwan, que exporta para vários países, incluindo o bloco europeu e asiático, onde os scooters ocupam expressivo segmento de mercado.

A marca nacional Dafra foi pioneira entre os scooters, ao lançar, em 2009, o Citycom 300, exatamente com tecnologia taiwanesa SYM, produzida em Manaus, Amazonas, em uma planta de 170 mil metros quadrados, com 15 mil cobertos.

Ficha técnica do Dafra Cruisym 300

O motor do Dafra Cruisym 300 é o mesmo que equipa o Citycom 300. Tem um cilindro, 278,3cm³, quatro válvulas, arrefecimento líquido e entrega 27cv a 7.750rpm e torque máximo de 2,79kgfm a 6.750rpm.

As semelhanças param por aí. As rodas em liga leve são menores: 13 polegadas na traseira e 14 na dianteira, comparadas às 16 polegadas (mais urbanas) do Citycom 300. O efeito colateral é o aumento do espaço embaixo do banco que comporta dois capacetes do tipo fechado.

As mordomias do scooter da Dafra

Além da praticidade do câmbio automático do tipo CVT (contínuo), o Dafra Cruisym 300 tem no escudo frontal, porta-luvas com saída USB para carregar o celular e uma tomada 12 volts para outras conexões. A iluminação é toda em LED, com bloco dianteiro de dois faróis. O para-brisa é regulável na altura e o banco estilo sofá fica a 760mm do solo, facilitando o embarque e desembarque.

O painel tem dois instrumentos analógicos (velocímetro e conta-giros), separados por tela em LCD no centro, com as demais informações. Porém, a chave ainda é exigida no contato, mas, abre a tampa do tanque de 12 litros.

A abertura do porta-malas é por meio de um botão no punho esquerdo. Para o garupa, pedaleiras retráteis. O Dafra Cruisym 300 tem ainda descanso central, suspensão dianteira com 88mm de curso e traseira, com 75mm e quatro regulagens na pré-carga. Os freios são a disco ventilados com ABS integral.

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