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Ducati Monster 937: o 'monstro' ficou mais leve e moderno

Modelo de estilo naked ganhou novo quadro com o motor de dois cilindros em L à mostra, e ainda ficou mais leve, com mais eletrônica e novo painel

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A Ducati Monster 937 ganhou sistema ABS que permite frear na curva sem alterar a trajetória
A Ducati Monster 937 ganhou sistema ABS que permite frear na curva sem alterar a trajetória Foto: A Ducati Monster 937 ganhou sistema ABS que permite frear na curva sem alterar a trajetória

Considerado o modelo de entrada da linha italiana Ducati Monster, a nova versão 937cm³, oficialmente no Brasil desde 2022, foi completamente reprojetada e modernizada. Construída utilizando materiais nobres e componentes sofisticados, além de eletrônica para elevado desempenho, porém, com preço elevado para R$ 86.990, subindo o sarrafo de patamar.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha de lateral estática no asfalto
Modelo tem estilo naked e escape duplo com as ponteiras inclinadas

A linha Monster, projetada pelo engenheiro argentino Miguel Galluzzi, em 1993, em suas várias versões, tem os modelos de maior sucesso da história da marca. A Ducati Monster 937 sucedeu a Monster 821, que por sua vez sucedeu a versão 796. Todas, contudo, conservando as linhas arredondadas, farol oval, estilo naked, motor de dois cilindros em L a 90 graus desmodrômico e alta performance.

A nova Ducati Monster 937, entretanto, alterou uma das tradições da linha. Substituiu o quadro com arquitetura em treliça com tubos de aço por um requintado dupla trave em alumínio, derivado da superesportiva Panigale V-4, com o motor fazendo parte da estrutura. A nova geometria economizou 4,5kg em relação ao modelo antecessor 821.

Providencial regime para perda de peso na Ducati Monster

A lipoaspiração prosseguiu no sub-quadro traseiro reforçado com polímeros, com redução de1,9kg; nas rodas de liga leve com aros de 17 polegadas em 1,7kg; na balança da suspensão traseira em alumínio (o modelo 821 também já havia substituindo o monobraço) em 1,6kg; e no próprio motor em 2,4kg, além de outros itens, resultando em uma redução geral de nada menos que 18kg.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha detalhe do motor estática no asfalto
Motor da Ducati Monster, batizado de Testastretta 11º, perdeu 1cv

O motor da Ducati Monster, batizado de Testastretta 11º, por outro lado, perdeu 1cv em função das restrições impostas pelas normas ambientais de emissões. Com 937cm³, arrefecimento líquido e sistema desmodrômico de comando de válvulas (herança do projeto do engenheiro Fabio Taglioni da década de 1950), fornece 111cv a 9.250rpm e torque de 9,5kgfm a 6.500rpm.

A expressiva redução no peso, agora com 166kg a seco, contudo, produz uma relação peso/potência amplamente favorável, superando abundantemente a perda de 1cv, além de deixar a moto mais maleável. O escape também foi alterado para as novas exigências, com dupla saída mais baixa para ajudar no rebaixamento das massas.

Auxílio luxuoso da eletrônica

O pacote eletrônico da Ducati Monster auxilia a pilotagem, modificando as características da moto. São três modos de pilotagem: Urban, com potência reduzida para 75cv, Touring e Sport. O controle de tração tem oito níveis de interferência. A Monster 937 tem também controle de largada. É só acelerar e arrancar como um dragster, torcendo para o sistema funcionar.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha detalhe da roda dianteira freio Brembo estática no asfalto
Na dianteira, dois discos de 320mm de diâmetro, com pinças Brembo monobloco radiais

O controle de empinadas (wheelie control) também ajuda a manter a roda dianteira no chão nas retomadas e o quick shift de duas direções otimiza as trocas de marchas (câmbio com seis velocidades), sem usar a embreagem, que é assistida e deslizante.

A eletrônica também está nos freios com sistema ABS Bosch de curvas. O sistema calibra as pressões permitindo frear em plena curva sem alargar a trajetória, garantindo o contorno de forma mais esportiva e segura. São três níveis de intensidade. Na dianteira, dois discos de 320mm de diâmetro, com pinças Brembo monobloco radiais. Na traseira, disco de 245mm de diâmetro.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha detalhe do painel digital estática no asfalto
Painel tem tela TFT colorida de 4,3 polegadas, tem configuração semelhante à da superesportiva Panigale

Guidão mais avançado e baixo da Ducati Monster 937

O DNA esportivo da marca também está presente na Ducati Monster 937. A Ducati venceu em 2022, por exemplo, o Mundial de Superbikes e o Mundial de MotoGP. Embora tenha o visual e estilo naked mais “comportado”, o guidão fica em posição mais avançada e baixa e as pedaleiras mais recuadas.

O banco a 820mm de altura (opcional a 800mm) permite apoiar os pés nas paradas, mas a ergonomia deixa o piloto mais inclinado, em posição de ataque, para encarar as curvas. Não é a posição ideal para rodar nas cidades, por exemplo, mas pelo menos é bem divertida. Os modos de pilotagem neutralizam os perrengues. Por outro lado, a curta distância entre-eixos de 1,474mm deixa a moto mais arisca.

O motor é “animal”. A sensação do soco no estômago nas acelerações justifica o nome Monster (monstro), embora as características próprias do comando desmodrômico, com quatro válvulas por cilindro, produza uma “música” semelhante a um parafuso solto na câmara de combustão.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha detalhe do farol em LED estática no asfalto
O grande farol oval tem conjunto full LED, inclusive a luz diurna

Iluminação em LED é destaque no modelo

A Iluminação da Ducati Monster totalmente em LED é um show. Especialmente nas cidades. As setas dianteiras não se limitam a acender e apagar. Um conjunto de LEDs vai ligando progressivamente (tecnologia swiping) quase como um letreiro de neon. O farol ovalado tem luz diurna que circunda todo seu perímetro, produzindo outro belo efeito.

O painel da Ducati Monster 937 também ajuda na pilotagem. Em tela TFT colorida de 4,3 polegadas, tem configuração semelhante à da superesportiva Panigale, com gráficos que mostram didaticamente em qual nível e onde os sistemas eletrônicos de pilotagem estão atuando, além das outras funções de praxe. Também pode ser pareado ao smartphone via Bluetooth para usar seus aplicativos.

Ducati Monster 937 modelo 2023 vermelha de lateral em movimento no asfalto
A ergonomia deixa o piloto mais inclinado, em posição de ataque, para encarar as curvas

A suspensão dianteira é invertida com tubos de 43mm de diâmetro e 130mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, ajustável, fica quase na horizontal, com 140mm de curso. Ambas, dentro da filosofia de precisão e esportividade prioritariamente, junto com o conforto.

Há oito anos, Téo Mascarenhas testou a Ducati Monster. Confira!

https://youtu.be/vp6_5ZkQ1Fc

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