A linha GSX, composta pela superesportiva GSX-R 1000 e pela naked GSX-S 1000, ganhará mais um integrante com o lançamento mundial do modelo GSX-S 1000GT. Uma Gran Turismo (GT) derivada da GSX-S 1000F. O desembarque no Brasil ainda não foi confirmado, mas a logística fica facilitada com a presença dos modelos de uma mesma família. Outro fator é o segmento a que pertence. Diferentemente da GSX-R 1000, R de Racing (corrida), e da GSX-S 1000, S de Sport (esporte), a GSX-S 1000GT é destinada a confortáveis viagens e grandes distâncias.
Para encarar a empreitada, a GSX-S 1000GT ganhou extenso pacote eletrônico, uma carenagem e para-brisa mais alto e vertical desenvolvidos em túnel de vento, painel em tela TFT colorida de 6,5 polegadas com espelhamento do celular, permitindo acesso à navegação, além de quadro em alumínio que possibilita a instalação de malas laterais destacáveis e a prova d'água, com capacidade volumétrica de 36 litros cada. O motor, assim como nas “primas”, permanece com a tradicional arquitetura de quatro cilindros em linha.
MOTOR Com 999cm³, o propulsor entrega 152cv a 11.000rpm e torque de 10,8kgfm a 9.250rpm. Ajustes internos, como caixa do filtro de ar, comando de válvulas e corpo do acelerador foram revistos, assim como o integralmente novo sistema de exaustão, com escape do tipo quatro em um pelo lado direito, proporcionaram uma pegada mais adequada às estradas, inclusive com garupa, em relação à GSX-S 1000F, que lhe serviu de base. Porém, o visual incorporou elementos mais agressivos, como um novo bloco óptico dianteiro com miniaturizados faróis hexagonais em LED.
A eletrônica está presente, com três mapas de motor, que alteram a forma de entrega, mas não a potência máxima. São cinco níveis de controle de tração, mais o desligado, quick shift para subir e descer as marchas sem o uso da embreagem, além de piloto automático e controle de baixos giros, que não deixam o motor “apagar”, facilitando a pilotagem em baixas velocidades. Na ergonomia, o guidão foi recuado em 14mm, ficando mais próximo do piloto, além de ficar 23mm mais largo em relação à GSX-S 1000F. O banco, com nova textura, está a 810mm do solo.
SUSPENSÕES A suspensão dianteira é invertida, Kayaba, com tubos de 43mm de diâmetro e 120mm de curso, totalmente regulável, tanto na compressão quanto no retorno. A suspensão traseira é do tipo mono, ajustável na pré-carga, ancorada em balança de alumínio, herdada da superesportiva GSX-R 1000. Os freios contam com dois discos na roda dianteira, com 310mm de diâmetro, mordido por pinças Brembo monobloco de quatro pistões. Na traseira, disco simples. O sistema antitravamento ABS é da Bosch e não tem a opção de desligamento.
A nova Suzuki GSX-S 1000GT também conta com embreagem assistida e deslizante, tanque de combustível com capacidade de 19 litros, tomada de força tipo USB para conectar e recarregar aparelhos eletrônicos, alças laterais de apoio para o passageiro e um peso já abastecida de 226kg. As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, calçadas com pneus sem câmara, com medida de 120/70 na dianteira e 190/50 na traseira. Uma extensa lista de acessórios, equipamentos e opcionais também é oferecida.