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Fazer FZ15 tem porte e requintes de motos maiores e mais caras

Com preço sugerido de R$ 16.990, modelo cria um novo segmento ao trazer características de motos maiores

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Com maior porte, pneus mais largos, freios a disco nas duas rodas e suspensão mono na traseira, Yamaha Fazer FZ15 inaugura um novo segmento
Com maior porte, pneus mais largos, freios a disco nas duas rodas e suspensão mono na traseira, Yamaha Fazer FZ15 inaugura um novo segmento Foto: Com maior porte, pneus mais largos, freios a disco nas duas rodas e suspensão mono na traseira, Yamaha Fazer FZ15 inaugura um novo segmento

A base da pirâmide do consumo de motocicletas no mercado nacional é composta por modelos de baixa cilindrada. A Yamaha quer aumentar sua fatia neste bolo com o modelo Fazer FZ15, que tem porte e requintes de motos maiores, inaugurando um conceito, como a cereja da cobertura.

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O visual da Fazer FZ15 pode ser confundido com a prima maior Fazer 250. A culpa é da concentração do volume na área central, composta pelo tanque de 11,9 litros e das abas laterais que direcionam o ar para ajudar no arrefecimento do motor.

Os pneus da Fazer FZ15, Pirelli Diablo Rosso II radial sem câmara, também são bem mais grossos que de modelos do segmento, contribuindo para um aspecto mais parrudo, diferente dos modelos simplesmente utilitários. Na dianteira, a medida é 100/80, enquanto na traseira é de 140/60, calçados em rodas de liga leve com aros de 17 polegadas.

Visual da Fazer FZ15 é diferenciado

O desenho tem no bloco de iluminação dianteiro outra tacada diferente. O farol da Fazer FZ15 em LED é do tipo projetor canhão, circundado por luzes de posição diurna. A solução também incomum para modelos do segmento, proporcionando um “olhar” bem agressivo.

O pacote estético da Yamaha Fazer FZ15 foi elaborado pela engenharia nacional em colaboração com a matriz japonesa e tem ainda o escape de saída “curta e grossa”, também como em alguns modelos de maior cilindrada. Por outro lado, o pacote técnico, igualmente incorpora soluções normalmente utilizadas em outras divisões.

Posição de pilotagem é destaque

Em primeiro lugar, a relação banco, pedaleiras e guidão da Fazer FZ 15, estabelecem uma ergonomia curiosa. O triângulo formado pelos três pontos de contato deixam a posição de pilotagem confortável, com as pernas não tão dobradas, apesar do banco em dois níveis a somente 790mm do chão, mas, com 781mm de comprimento e 357mm de largura.

Para o garupa, alças de apoio em alumínio, porém, sem encaixe para um possível baú. O guidão tem largura equilibrada, estreito para vencer os corredores sem detonar os retrovisores dos carros no trânsito, mas permitindo uma boa alavanca para as manobras em baixa velocidade, como constatado no trânsito pesado da pauliceia desvairada. Além disso, o lampejador de farol economiza a buzina e os tímpanos na hora de chamar atenção.

A curiosidade é que o desenho do conjunto dianteiro sugere uma posição mais esportiva, batizada de “fighting pose”, ou posição de combate. A ciclística da Fazer FZ15, entretanto, deixa a condução fácil e amigável para longas jornadas, no dia a dia dos deslocamentos urbanos ou escapadas por estradas.

Motor da Fazer FZ15 tem 150cm³ de cilindrada

A Yamaha Fazer FZ15 é o quarto modelo a utilizar o mesmo propulsor de 150cm³ de cilindrada, já presente na street de entrada Factor 150, na intermediária Fazer 150 e na pequena trail Crosser 150.

O robusto motor de um cilindro, com exatos 149cm³, arrefecimento a ar e injeção eletrônica BlueFlex, que permite abastecimento com etanol ou gasolina, desenvolve 12,4cv a 7.500rpm e um torque de 1,3kgfm a 5.500rpm, com etanol.

O rendimento compatível com a "cilindrada", mas é potencializado pela ciclística refinada. Inclusive na estrada, ao percorrer o sinuoso trecho do espetacular “Caminho do Mar” (hoje estrada parque) que liga São Paulo a Santos, através da Serra do Mar. O bom torque e as ágeis retomadas permitem utilizar o câmbio de cinco marchas, que minimizam as constantes trocas, aumentando o conforto.

Ciclística refinada

As suspensões da Fazer FZ15 também são de "gente maior". Na dianteira, o garfo não invertido tem tubos de 41mm de diâmetro, mesma medida da Fazer250 (com 250cm³) e 130mm de curso. Na traseira, suspensão mono, com 120mm de curso e sete regulagens na pré-carga. O efeito colateral da substituição do sistema bichoque (dois amortecedores) pelo sistema mono deixa o visual da parte traseira mais “limpo”, explorando melhor o design, como a rabeta e a lanterna em LED.

O conjunto, mais robusto, igualmente filtra bem as crateras do caminho e também possibilita uma condução mais esportiva no asfalto lisinho, com ajuda dos pneus mais grossos, das rodas com aros 17 polegadas e da centralização das massas.

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O quadro em tubos de aço é do tipo diamond, com o motor fazendo parte da estrutura. Porém, o maior porte deixa o peso de 135 quilos e a distância entre-eixos de 1.330mm ligeiramente maior, assim como o preço sugerido, que vai no vácuo do custo/benefício: R$ 16.990 (sem frete).

O pacote tem outro “plus a mais” igualmente incomum em modelos do segmento. Os freios são a disco nas duas rodas. Na dianteira, um discão ventilado de 282mm de diâmetro, mordido por pinça de dois pistões, equipado com sistema ABS. Atrás, disco de 220mm, sem ABS. O conjunto é superdimensionado.

O painel da Fazer FZ15 segue a receita, com tela LCD inteiramente digital, com fundo blackout e iluminação em LED que inclui conta-giros, indicador do nível do combustível, indicador de marcha engatada, relógio, hodômetro total, dois hodômetros parciais e velocímetro.

https://www.youtube.com/watch?v=AnKD7ar25Gc