O Festival Interlagos 2023 reuniu entre os dias 22 e 25 de junho no complexo do Autódromo de Interlagos (José Carlos Pace) o segmento das duas rodas, com exposição e lançamentos de modelos nos estandes das marcas, testes na própria pista para o público, além de shows, competições e outras atrações. Toda a cadeia de negócios vinculadas ao setor marcou presença, como fornecedores de equipamentos, acessórios e serviços.
A Pirelli lançou um pneu especial de alto desempenho para motos esportivas: o Diablo Supercorsa V4. A seguradora Suhai apresentou planos para popularizar o seguro para motos e para as mulheres motociclistas. A Honda, maior fabricante nacional e líder de mercado, revelou 10 lançamentos futuros para o Brasil. Além disso, shows, gastronomia e etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross fizeram parte do Festival Interlagos 2023. Confira as novidades de cada marca.
YAMAHA
A surpresa da Yamaha no Festival de Interlagos foi a apresentação da tecnológica e pequena esportiva YZF-R15. Com o slogan “Da corrida para a correria”, a moto é capaz de entrar na pista (como aliás vai acontecer com uma copa própria para pilotos mirins) e também circular nas ruas na correria do dia a dia. A R15 chega em novembro, com preço sugerido de R$18.999, mais o frete.
Para tanto, a R15 tem um motor de um cilindro, com 155cm³, refrigeração líquida, que entrega 18,8cv a 10.000rpm e torque de 1,5kgfm a 8.500rpm. Porém, o grande lance é que tem comando de válvulas variável (VVA), permitindo torque em baixos giros na cidade, por exemplo, e potência em altos giros para acelerar o foguetinho.
A Yamaha R15 tem ainda visual inspirado nas superesportivas da série “R”, quadro do tipo Deltabox, painel digital personalizável com computador de bordo e luzinha shift light para indicar o momento das mudanças de marchas. A embreagem é assistida e deslizante e as rodas em liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus 100/80 na dianteira e 140/70 na traseira. Os freios são ABS e as suspensões otimizadas.
No Festival de Interlagos, a Yamaha também reeditou os modelos em colaboração com a Marvel. A Lander com decoração inspirada no Capitão América, com preço sugerido de R$ 24.590, mais o frete; a Fazer FZ25 com decoração inspirada na Pantera Negra e a FZ25 Capitã Marvel, ambas com preço sugerido de R$ 22.090, mais o frete.
KAWASAKI
A esportiva de baixa cilindrada também foi o destaque da Kawasaki no Festival de Interlagos. O espanto é que a ZX-4R tem motor de 399cm³, com quatro cilindros em linha, que entrega nada menos que 80cv de potência a estratosféricos 14.500rpm. A ZX-4R tem ainda visual inspirado no modelo Ninja ZX-R.
O painel com tela TFT conectável ao smartphone e iluminação em LED. O modelo chega no último trimestre de 2023 já como modelo 2024, com preço estimado em R$ 56.990, já com frete incluso. Porém, o modelo exibido foi a ZX-4RR, ainda mais esportiva, com um R a mais e que não deve desembarcar aqui. Uma logística difícil de entender.
Com estilo custom, quadro mais longo, a Kawasaki também confirmou no Festival de Interlagos a vinda do modelo Eliminator 450, que chega em meados de 2024, ainda sem preço definido. O modelo vai explorar um segmento dominado pela Royal Enfield. O motor é baseado no que equipa a Ninja 400 (já em nosso mercado), com dois cilindros paralelos e oito válvulas, entrega 52cv. A embreagem é assistida e deslizante, o tanque comporta 13 litros e o painel digital (redondo) tem conexão com o smartphone.
SUZUKI
A J.Toledo e a JTZ representam as marcas Zontes e Kymco no Brasil e mostraram modelos que estão desembarcando e outros que ainda chewgarão por aqui. A Suzuki apresentou no Festival de Interlagos a GSX-S 1000 GT, que chega a partir de 21 de julho, com preço sugerido de R$ 92.600, sem frete. Adaptada para viagens, tem o tradicional motor de quatro cilindros em linha, que desenvolve 152cv a 11.000rpm e torque de 10,8kgfm a 9.250rpm.
A eletrônica tem três modos de pilotagem, controle de tração e quick shifter de duas direções. Entre as comodidades, malas laterais, piloto automático e saída USB. A iluminação é em LED, com bloco frontal de desenho exótico. O painel em tela TFT colorida de 6,5 polegadas tem conexão com o smartphone.
A marca Zontes mostrou no Festival de Interlagos o scooter E350, ainda sem data de lançamento e preço. Um scooter bem equipado, com motor de um cilindro, 349cm³, arrefecimento líquido e dois modos de pilotagem, que fornece 37cv a 7.500rpm e torque de 3,8kgfm a 6.000rpm. O para-brisa é ajustável eletricamente em dois níveis, painel em tela TFT, tomada USB, iluminação em LED e “porta-malas” para dois capacetes.
A marca taiwanesa Kymco mostrou no Festival de Interlagos o scooter Downtown 350, também com apresentação futura sem data estabelecida. O motor tem um cilindro, 321cm³ e entrega 29cv a 7.500rpm. O torque é de 3,1kgfm a 6.000rpm. O painel é digital, mas a iluminação é halógena. O espaço sob o banco comporta dois capacetes.
DUCATI
Conforme o VRUM antecipou em primeira mão em abril, a Ducati apresentou no Festival de Interlagos a big trail Desert X. O preço é de R$ 97.990. Um modelo com pegada mais fora de estrada, com visual raiz inspirado nos modelos dos anos 1980 e 1990, como a Cagiva Elefant 900 (com motor Ducati), que venceu o Rally Dakar de 1990.
O motor é o Testastretta com dois cilindros em V, comando desmodrômico e 937cm³, que entrega 110cv a 9.250rpm, além de torque de 9,4kgfm a 6.500rpm, também utilizado pela V2-S. Conta com seis modos de pilotagem, controle de empinadas, freio motor, quick shift de duas direções, piloto automático, tomada 12V, USB, painel em TFT com conectividade tipo tablet de cinco polegadas e freios ABS de curvas. As suspensões são reguláveis e o peso a seco é de 202kg.
TRIUMPH
A marca inglesa, com fábrica em Manaus, Amazonas, apresentou no Festival de Interlagos a nova Street Triple 765 RS, com preço sugerido de R$ 68.990. O modelo Street Triple 765 R (de entrada, sem o “S”) ainda não tem preço estabelecido. A naked Street Triple 765 RS foi totalmente aprimorada.
O motor de três cilindros (Triple) em linha entrega 130cv a 12.000rpm (7cv a mais que a geração anterior) e 13,3kgfm de torque a 9.500rpm. A Triumph fornece este mesmo motor (preparado) para as motos do Mundial de Motovelocidade, categoria Moto2. A RS tem cinco mapas de motor, embreagem assistida e deslizante.
O controle de tração tem atuação em curvas e pode ser desligado. O sistema de freios ABS também é otimizado para curvas. Entre as comodidades, quickshifter de duas direções, iluminação em LED com farol de luz diurna e tomada USB. O painel tem tela em TFT e conectividade.
A ergonomia foi retrabalhada, com opção de banco e suspensões mais baixas. A Street Triple 765 RS tem suspensão dianteira invertida Showa com 41mm de diâmetro e 115mm de curso e traseira Ohlins com 131.2mm ancorada em balança curva, ambas plenamente ajustáveis.
BMW
Prestes a completar 100 anos, a BMW mostrou no Festival de Interlagos o modelo especial de aniversário R18. Equipado com o maior motor boxer já construído pela marca. São 1.802cm³ e 91cv a apenas 4.750rpm, e um super torque de 16,1kgfm a ínfimas 3000rpm, auxiliados por três modos de condução. Serão apenas 30 unidades para o Brasil, das 1.923 (ano da fundação da marca), produzidas para todo o mundo. A R18 foi apresentada ao lado do modelo R 5, de 1936, que serviu de inspiração.
A BMW também apresentou no Festival de Interlagos o novo scooter C 400 X, equipado com motor de um cilindro, 350cm³, que desenvolve 34cv a 7.500rpm e torque de 3,6kgfm a 5.750rpm. O C 400 X tem controle de estabilidade, iluminação em LED, tomada USB e painel em TFT com conectividade. A BMW também mostrou a recém-lançada superesportiva S 1000 RR com 210 cv de potência.
DESTAQUES
A marca indiana Bajaj, recentemente instalada no Brasil comemorou mil motos comercializadas da linha Dominar, com modelos de 400, 200 e 160cm³. Mostrou também no Festival de Interlagos o futuro lançamento: o scooter elétrico Chetak um veículo urbano para pequenos deslocamentos.
A Husqvarna, marca sueca com 120 anos e que hoje pertence ao grupo Pierer, que também controla a austríaca KTM e a Gas Gas, mostrou no Festival de Interlagos a big trail Norden 901, com preço sugerido de R$ 160 mil, O motor tem dois cilindros paralelos com 889cm³ e fornece 105cv a 8.000rpm. A KTM, especialista em fora de estrada, mostrou a 450 Rally Réplica (que disputa o Dakar) e a 1290 Super Adventure S, também própria para viagens.
A indiana Royal Enfield, que tem no Brasil o segundo mercado mundial,depois da Índia, mostrou no Festival de Interlagos o modelo Scran 411, derivado da fora de estrada Himalayan, porém, com pegada mais para o asfalto, e a Harley-Davidson, a recém-lançada Nightster Special S (modelo de entrada da marca a partir de R$ 111.900) com motor Revolution Max de 975cm³ arrefecido a líquido.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas