UAI

Gosta da Harley-Davidson? Então venha fazer um passeio pelo museu da marca!

Com 115 anos, empresa americana nascida em Milwaukee preserva seu acervo em um museu que conta parte da trajetória do motociclismo e da fervorosa paixão pela marca

Publicidade
Gosta da Harley-Davidson? Então venha fazer um passeio pelo museu da marca!
Gosta da Harley-Davidson? Então venha fazer um passeio pelo museu da marca! Foto: Gosta da Harley-Davidson? Então venha fazer um passeio pelo museu da marca!

São várias alas para contar a evolução dos modelos da marca, que passou a ser cultuada por admiradores no mundo inteiro


A marca Harley-Davidson nasceu em 1903 dentro de um acanhado galpão de madeira com os sócios William Harley e Arthur Davidson, na cidade americana de Milwaukee, estado de Wisconsin (EUA). Seu primeiro veículo tinha motor de um cilindro, com 400cm³ de cilindrada, acoplado ao quadro de uma bicicleta. De lá para cá, a marca prosperou, vieram os emblemáticos motores de dois cilindros em V e muitos modelos: as enormes touring estradeiras, as esportivas sportster, as tradicionais e até as exóticas, com todo tipo de mudanças e customizações feitas pelos próprios donos.

Troca de bastão: 1906 com um cilindro e 1909 já com o V2


A Harley-Davidson também participou dos esforços de guerra, equipou forças policias de todas as partes do mundo, entrou em competições, inclusive de fora de estrada, deixou sua marca no cinema, protagonizando cenas holywoodianas, e passou por severas crises. Entretanto, a paixão pela marca ao redor do planeta, inclusive no Brasil, se transformou em uma espécie de culto que também passa por toda sorte de equipamentos, vestuário e acessórios. Para contar esta história, em 2008 foi inaugurado o Museu Harley-Davidson na mesma cidade de Milwaukee, onde é possível reviver a sua trajetória e mergulhar na história.

Em 1916, a Harley-Davidson já era usada para entregas

As competições de velocidade tinham piso de madeira

Em 1957, foi relançada a linha Sportster

As motos dos filmes 'Easy Rider' e 'Exterminador do Futuro'

A decoração Art Déco do modelo 1933 para espantar o astral da Grande Depressão

Modelo de 1953 para disputar provas de velocidade

Após tsunami no Japão, modelo Night Train foi achado dois anos depois no Canadá

Excentricidade, muitos brilhos e dois motores