A centenária marca americana Harley-Davidson estabeleceu duas vertentes de mercado. Uma com modelos futuristas, ligados a segmentos ainda não explorados como a motocicleta elétrica LiveWire ou com a big trail Pan America 1250 por exemplo. Outra vertente - foco dessa reportagem com a Harley-Davidson FXRST Low Rider El Diablo -, reforça o segmento das motocicletas clássicas e estradeiras de grande volume, como a histórica FXRT Low Rider de 1983
Para incentivar esta faceta e satisfazer os fanáticos e tradicionais cultuadores da marca espalhados pelo mundo, a Harley-Davidson estabeleceu o programa Icons Collection. O projeto reproduzir, mas com tecnologia atual, modelos que se transformaram em ícones da marca em tiragem de 1.500 unidades numeradas.
A “nova” Harley-Davidson FXRST Low Rider, com o sobrenome “El Diablo”, do programa de colecionadores (Revival), segue a cartilha, trazendo certificado de autenticidade e a promessa da produção nunca mais ser retomada, mantendo a exclusividade.
Batismo da Harley-Davidson FXRST é uma verdadeira sopa de letrinhas
A Harley-Davidson identifica seus modelos com uma sequência de letras, como a FXRT. A primeira letra indica o tipo de motor do modelo. Assim, F significa motor do tipo big twin, com comando no cabeçote. A segunda letra indica o tipo de frente do modelo. A letra X indica que o modelo tem frente com pneu dianteiro mais estreito e garfo tipo sport.
A terceira letra informa o tipo de quadro do modelo. O intervalo entre as letras H e T significa chassis Touring. Só para confundir, a Harley-Davidson adicionou o ST na sopa de letrinhas, que significa Softail (suspensão traseira macia). Desta forma, a FXRST Low Rider El Diablo é uma touring com chassis softail, só que mais moderno.
Você conhece a história do quadro softail?
A história do quadro softail é curiosa. As motocicletas mais antigas não tinham suspensão traseira, o que ficava a cargo das molas do banco tipo selim e do pneu. Por isso eram apelidadas de “rabo duro”. Logo depois vieram os amortecedores duplos atrás para alívio dos vertebrados.
Porém, o engenheiro independente Bil Davis desenvolveu um sistema para esconder os amortecedores embaixo do banco a partir de uma Super Glide 1972, recriando o estilo das chamadas “rabo duro” (hard tail), mas com suspensão.
Em 1982 a Harley-Davidson comprou a patente do projeto, contratando também Bil Davis. Em 1984 a marca lança sua primeira moto com o sistema. Foi oficialmente criada a linha Softail, inaugurada com a FXST (ST de Softail). O modelo também incorporou o motor Evolution de 1340cm³ de cilindrada, mais tecnológico e menos “vibrante”, que ajudou a marca a sair do atoleiro econômico que enfrentava.
El Diablo foi inspirada nas low riders da década de 1980
O modelo Icons Collection El Diablo (inaugurado pela Electra Glide Revival) é uma versão da Low Rider (algo como pilotagem baixa) já no mercado. Porém, a Harley-Davidson se inspirou no modelo de 1983 que refletia a contracultura da Califórnia, nos Estados Unidos, dos anos 1980.
A pintura em tons de vermelho, apelidada de El Diablo, também recebeu meticulosa linhas e a inscrição Harley-Davidson no tanque, com detalhes que lembram justamente El Diablo, e um banco a apenas 720mm do chão.
Todo o esquema de pintura, que inclui as malas laterais rígidas e a carenagem fixa no quadro, foi aplicado à mão pelos artesãos do estúdio Guslinger Custom Paint, em Golden, Colorado, nos Estados Unidos.
A carenagem, desenvolvida com técnicas de CFD (dinâmica dos fluidos), abriga um farolzão em LED arredondado inspirado na FXRT, muito apreciada pelos customizadores, com para-brisa fumê.
O modelo abriga um sofisticado sistema de som desenvolvido pela Rockford Fosgate. O sistema bluetooth permite conexão com smartphone para ativar os alto-falantes com dois woofers e tweeters, alimentados por amplificador de 250 watts e controle automático de volume.
Harley-Davidson FXRST tem motor V2
O motor tem a tradicional arquitetura de dois cilindros em vê, porém, com o desenvolvimento Milwaukee-Eight 117. Milwaukee em homenagem à cidade natal da Harley-Davidson, no estado de Wisconsin. "Eight" identifica o número de válvulas (8) e "117" a capacidade volumétrica do motor em polegadas (que corresponde a 1.923cm³.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas
Com arrefecimento a ar e óleo, o propulsor fornece 103cv de potência a 4.750rpm e um "torcão" de 17,2kgfm a apenas 3.500rpm. O conjunto é todo pintado em preto, assim como os escapes e o filtro de ar especial, que fica exposto. A suspensão traseira é mono softail, com 56mm de curso e ajustes na pré-carga. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43mm.
A Harley-Davidson FXRST Low Rider El Diablo tem duplo freio a disco de 300mm na dianteira e disco único de 292mm atrás. As rodas são em liga leve com 19 polegadas na frente e 16 polegadas na traseira. A capacidade das malas removíveis é de 53,8 litros. O modelo ainda traz tomada USB para recarregar eletrônicos.