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Harley-Davidson: novas 'Asa de morcego' e 'Nariz de tubarão'

Os novos modelos CVO Street Glide e Road Glide dividem novo motor de 1.980cm³, enorme painel com 12,3 polegadas, incorporam muita eletrônica, mas mantiveram a essência do visual

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Novos modelo Road Glide e Street Glide serão lançados mundialmente no mês que vem
Novos modelo Road Glide e Street Glide serão lançados mundialmente no mês que vem Foto: Novos modelo Road Glide e Street Glide serão lançados mundialmente no mês que vem

A Harley-Davidson mostrou as novas motocicletas da linha CVO, Street Glide e Road Glide, que serão apresentadas oficialmente durante as festividades de seus 120 anos entre 13 e 16 de julho, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Os modelos ganham modernizações no motor, na eletrônica, no peso, no painel, nas suspensões e no visual. Contudo, mantêm as carenagens conhecidas como asa de morcego e nariz de tubarão.

Dificilmente, uma Harley-Davidson permanece sem modificações e igual às outras do mesmo modelo, depois que deixa a concessionária. Uma infinidade de acessórios, equipamentos e toda sorte de traquitanas são oferecidas para personalização e customização dos modelos. Inclusive de outras marcas paralelas.

A linha Custom Vehicle Operations (CVO) – algo como operação de veículos especiais –, customiza os próprios modelos de fábrica, agregando componentes nobres e requintados, com acabamento diferenciado e melhor desempenho. Uma forma de recuperar para seu “caixa” valores que poderiam ser gastos na personalização com terceiros, tornando-se também a linha mais nobre da marca.

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A Harley-Davidson CVO Street Glide traz a carenagem tipo asa de morcego e iluminação em LED

A Harley-Davidson asa de morcego

A carenagem asa de morcego (batwing), por sua semelhança, também foi modernizada no modelo Harley-Davidson CVO Street Glide. Os contornos ganharam perfil mais fino. Porém, o para-brisa ficou mais largo e a iluminação, toda em LED, ganhou ares futuristas. O farol tem formato trapezoidal (que lembra a letra ômega), com setas em filetes luminosos que vão de cada ponta da asa ao farol. O novo visual também inclui uma redução de peso de 14kg.

A aerodinâmica da Harley-Davidson CVO Street Glide foi aperfeiçoada para reduzir a turbulência na região do capacete do piloto, além de diminuir os ruídos. Aletas ajustáveis garantem a ventilação. Atrás da carenagem, um novo painel (adotado também na CVO Road Glide), com tela de 12,3 polegadas em TFT colorida que elimina os mostradores analógicos anteriores.

O painel da Harley-Davidson CVO Street Glide, alimentado pelo sistema operacional Skyline OS, que também é sensível ao toque, tem conexão com o smartphone para fones de ouvido sem fio, compatibilidade com Apple e Android e seus aplicativos, memória de mídia, três opções de visualização, tomada USB e som com quatro alto-falantes com sistema Rockford Fosgate Stage II.

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O modelo Road Glide, ou Nariz de tubarão, também foi modernizada e ganhou melhorias na aerodinâmica

A Road Glide é a nariz de tubarão

A carenagem da Harley-Davidson CVO Road Glide, chamada de nariz de tubarão (Shark Nose), também foi modernizada na aerodinâmica em relação ao modelo anterior. A iluminação em LED tem farol único em formato horizontal. As setas estão integradas ao farol e se estendem pela carenagem, porém, são mais compactas. O peso do modelo também foi reduzido em 16kg.

De forma inédita, os dois modelos da Harley-Davidson passam a ter modos de pilotagem selecionáveis: Sport, Rain e Road. A eletrônica integra e modula o controle de tração, o sistema de frenagem em curvas, o sistema de freios ABS, a entrega de potência e o freio motor para cada modo de pilotagem. A eletrônica tem ainda assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus.

Motor é o mesmo nos dois modelos Harley-Davidson

Os dois modelos Harley-Davidson também compartilham o novo motor. Batizado de Milwaukee-Eight VVT 121, homenageia a cidade no estado de Wisconsin (Milwaukee), onde a marca foi fundada. Eight (oito) indica o número de válvulas, 121 a capacidade em polegadas cúbicas (que corresponde a 1.980cm³), e VVT é Variable Valves Timing (sistema de válvulas variáveis).

Com a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, entrega 115cv a 4.500rpm e brutal torque de 19,3kgfm a apenas 3.000rpm. Porém, o Milwaukee-Eight VVT 121 tem sistema de refrigeração líquida nos cabeçotes, proporcionando estabilidade na temperatura.

Outro avanço foi nas suspensões dos modelos Harley-Davidson. Na dianteira, garfo Shiwa invertido, com tubos de 47mm de diâmetro e 117mm de curso, 50% maior que o anterior. Na traseira, amortecedores Showa com curso de 76mm e ajuste na pré-carga de forma remota, acionado por meio de uma tecla. O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm de diâmetro (20mm maior que o anterior), com pinças Brembo radial de quatro pistões. Na traseira, disco de 300mm com pinça Brembo simples.

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Motor Milwaukee Eight VVT 121 entrega 115cv e 19,3kgfm de torque

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