UAI

Harley-Davidson Sportster S: retorno em grande estilo

Depois de sair de linha, o modelo Sportster volta completamente renovado, muito mais esportivo, potente e tecnológico, além de visual mais agressivo

Publicidade
Modelo ganhou visual mais agressivo, inspirado em moto de competição
Modelo ganhou visual mais agressivo, inspirado em moto de competição Foto: Modelo ganhou visual mais agressivo, inspirado em moto de competição

A americana Harley-Davidson, completa 120 anos em 2023 em uma longa história que inclui o Brasil, onde está oficialmente instalada com fábrica em Manaus, Amazonas. E o ano novo começa com o lançamento da Harley-Davidson Sportster S.

Uma Sportster com a letra “S” equipada com o novo e moderno motor Revolution Max de 1250cm³, arrefecido a água e recheado de eletrônica (o mesmo big trail Pan America 1250), além de um visual agressivo que inclui escapes de saída alta.

Bem diferente das antigas Harley-Davidson Sportster 883 e 1200, com motores refrigerados a ar que saíram de linha em 2020. Porém, a maior “simplicidade” dos modelos rendiam à rede de concessionárias cerca de 35% de todo o volume de vendas, estimulados com preços mais camaradas.

Harley-Davidson Sportster S modelo 2023 de traseira no asfalto em movimento
A Harley-Davidson Sportster S 2023 ganhou escape de saída alta

Nova direção, novo rumo

Entretanto, a substituição do antigo CEO da marca, Mattew Lavatich depois de 26 anos de casa, por Jochen Zeitz, apontou novos rumos, com a criação do programa Rewire, algo como “nova ligação”.

Uma dessas ligações foi redefinir a rede, focando cerca de 50 mercados mundiais, com o Brasil incluído e também redefinindo os modelos. As linhas mais baratas, exatamente como a Harley-Davidson Sportster, foram descontinuadas, prestigiando os modelos mais sofisticados, com maior valor agregado.

O efeito colateral foi que cerca de um terço da rede brasileira também “saiu de linha”, devolvendo a bandeira. A nova Harley-Davidson Sportster S representa um passo nesta transição e retomada, revivendo a linha Sportster em nova geração, agora com muito mais tecnologia.

Tudo novo na Harley-Davidson Sportster S

A Harley-Davidson Sportster S pode ser classificada como uma custom esportiva, embora a ergonomia deixe braços e pernas mais esticados. O motor Revolution Max conservou a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, porém, inclinado em 60 graus e ajustado para as novas funções em relação ao da Pan America.

Com 1.252cm³, entrega 121cv a 7.500rpm e um vigoroso torque de 12,9kgfm a 6.750rpm. Equipado com comando variável, tem quatro válvulas por cilindro. Para economizar peso e aumentar a rigidez, o motor faz parte da estrutura do quadro.

A eletrônica tem três mapas de motor: Esporte, Estrada e Chuva, e mais dois personalizáveis, que podem ser ajustados pelo piloto, regulando o controle de tração (pode ser desligado), o controle de empinadas, freio motor e ABS de curvas.

Entre as comodidades, a Harley-Davidson Sportster S tem dois pontos de energia, piloto automático e tomada USB, além de preparação para aquecimento de punhos. O painel, com relojão redondo, tem tela em TFT de quatro polegadas, conectividade com o smartphone via bluetooth para acessar seus aplicativos, chamadas, playlist e sistema de navegação.

Harley-Davidson Sportster S modelo 2023 de lado no asfalto em movimento
O motor entrega 121cv a 7.500rpm e um vigoroso torque de 12,9kgfm a 6.750rpm

Visual também mudou

A nova Harley-Davidson Sportster S tem visual inspirado no modelo Sportster XR750 utilizado nas competições de dirt track, em pistas de saibro, com escapes de saída alta. A própria linha Spostster, nascida em 1957, tinha uma conotação esportiva para atrair o freguês mais jovem em comparação com as volumosas estradeiras da marca.

Os pneus tem perfil bem mais alto e mais largo também na traseira, junto com para-lamas mais curtos, conferem um certo estilo bobber, igualmente utilizado pela marca em outros modelos.

Completando o visual, o farol tem curioso formato ovalado com iluminação em LED e sistema diurno daymaker. A suspensão dianteira tem garfo Showa invertido com tubos de 43mm de diâmetro. A suspensão traseira é do tipo mono, Showa, com reservatório de expansão e ajuste na pré-carga. Ambas mais esportivas.

Harley-Davidson Sportster S modelo 2023 detalhe do guidão
Modelo tem preparação para aquecimento de punhos

Os freios com duplo disco de 320mm na dianteira tem pinças Brembo radial monobloco de quatro pistões. Na traseira, disco simples de 260mm, montados em rodas de liga leve com aro de 17 polegadas na frente e 16 atrás. O embarque e desembarque é facilitado pelo banco a somente 765mm do chão e um peso de 228kg a seco. Porém, a autonomia será reduzida, com tanque de 11,8 litros.

Há sete anos, Téo Mascarenhas testou a Harley-Davidson Forty-Eight. Confira!

https://youtu.be/ito-Enqk3OI

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas