Os modelos Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports e CRF1100L Africa Twin, já como linha 2024, ganharam importantes mudanças no visual e na mecânica. O Brasil é o único país fora o Japão que também produz os modelos Africa Twin em sua fábrica de Manaus, Amazonas. As novas versões também serão nacionalizadas, inclusive com o câmbio de dupla embreagem, DCT, embora ainda não haja confirmação de datas e preços.
O modelo Honda Africa Twin Adventure Sports adota uma nova carenagem para melhorar o conforto aerodinâmico e para-brisa maior ajustável em cinco posições. Os faróis auxiliares na parte inferior da carenagem permanecem. O banco também foi modificado com novo tipo de espuma mais densa e espessa em 15mm em uretano.
Roda dianteira com aro menor
A modificação mais revolucionária é a adoção do aro dianteiro de 19 polegadas de diâmetro, contra o de 21 polegadas anterior. O pneu também foi alterado e agora tem medida de 110/80, contra o 90/90 anterior. O aro menor muda toda a geometria e, principalmente, deixa o modelo mais baixo em relação ao solo em 30mm.
A altura do banco, porém, pode ser regulada entre 855mm e 835mm. A roda traseira permanece com aro de 18 polegadas e medida de pneu 150/70. Ambas com raios tangenciais para adoção dos pneus sem câmara. As mudanças deixam a Adventure Sports mais estradeira e com o centro de gravidade rebaixado.
A versão Honda Africa Twin 1100 (Standard) manteve o aro dianteiro com 21 polegadas de diâmetro em rodas raiadas com pneus sem câmara, mais apropriados para o fora de estrada. Também recebeu retoques na carenagem e na decoração, contudo, de forma mais discreta.
O motor de dois cilindros paralelos permanece com o mesmo volume de 1.084cm³ e a mesma potência em ambas: 102cv (lá) a 7.500rpm. O torque, entretanto, aumentou e aparece mais precocemente em 750rpm, facilitando as retomadas.
Agora, o torque da Honda Africa Twin 1100 é de 11,4kgfm a 5.500 rpm. Os modelos ficaram mais musculosos graças ao aumento na taxa de compressão, ajustes na admissão e escape. As versões equipadas com o câmbio DCT (dupla embreagem) tiveram os mapas revistos, em função do maior e mais precoce torque. A entrega de potência também ficou mais suave em baixas velocidades, assim como as mudanças de marcha em curvas.
Suspensão com cinco modos de amortecimento
A suspensão eletrônica dianteira do modelo Honda Africa Twin Adventure Sports, Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment), com cinco modos de amortecimento, teve o curso reduzido em 20mm. Agora, tem 210mm de curso na roda dianteira e 200mm de curso na roda traseira, equipada com sistema mono em balança de alumínio, inspirada nos modelos CRF 450 de cross.
A eletrônica da Honda Africa Twin tem plataforma inercial (IMU) de seis eixos e seis mapas de motor pré definidos e dois totalmente ajustáveis. São sete níveis de controle de tração, dois de ABS de curvas e três de empinadas. O painel tem tela em TFT colorida de 6,5 polegadas de diâmetro sensível ao toque. Tem ainda conectividade, tomada 12V, luzes diurnas, iluminação totalmente em LED e piloto automático.
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