Lançada no mercado nacional em 2017, a aventureira Honda Africa Twin foi sendo modernizada e multiplicada em diferentes versões. O motor passou de 1.000cm³ para 1.100cm³, e o câmbio ganhou a sofisticação da dupla embreagem. A Honda CRF 1100L Africa Twin, modelo 2023, que chega aos concessionários a partir de fevereiro, também recebeu atualizações.
As alterações no visual foram apenas cosméticas em relação ao modelo anterior. Novos grafismos e cores para diferenciação de praxe. Porém, no aspecto técnico, agora tem o selo nacional que faltava. O câmbio de dupla embreagem DCT, que era exclusivamente fabricado no Japão, passa também a ser produzido no Brasil, em Manaus, Amazonas.
A nacionalização do câmbio DCT permitiu que os preços das versões equipadas com o sistema permanecessem inalterados. Porém, as versões com câmbio convencional (MT) sofreram reajustes. Valores sugeridos sem frete: Honda Africa Twin (MT), branco ou preto fosco, R$ 81.100; Africa Twin Adventure Sports ES (MT), branco, R$ 102.130; Africa Twin Adventure Sports DCT, branco ou preto fosco, R$ 88.100; Africa Twin Adventure Sports ES DCT, branco, R$ 109.130.
Um pouco da história da Honda Africa Twin
As motocicletas Honda com o prefixo CR são caracterizadas pela linhagem fora de estrada. O CR pode significar a abreviatura de Cross, como no modelo CR 250M Elsinore, de motocross, com motor do tipo dois tempos, que completa 50 anos em 2023. Como também nos modelos Competition Race ou Competition Ready (pronta para competir), todas ligadas ao off-road.
A letra F foi agregada para indicar que o modelo tem motor do tipo quatro tempos (four/quatro). Também indica Fun ou divertimento. É o caso da big trail Honda CRF 1100L Africa Twin. A nova geração tem inspiração nos modelos 750cm³ que venceram quatro vezes consecutivas o Rally Paris-Dakar, exatamente nos desertos da África.
Agora com motor de dois cilindros paralelos, ganhou o sobrenome de Africa Twin. Em 2022, o modelo passou por aperfeiçoamentos que aumentaram a potência, reduziram peso e agregaram eletrônica, além de introduzir as versões dotadas de câmbio com dupla embreagem Dual Clutch Transmission (DCT), que dispensa o pedal de câmbio e o manete de embreagem.
Detalhes do sistema de dupla embreagem
O sistema, agora produzido no Brasil, causa arrepios nos puristas, substituindo um dos dogmas da pilotagem que é controlar o câmbio e a embreagem. Ainda mais na terra. Porém, com o avanço da eletrônica, o DCT sempre “pensa” a melhor forma de trocar as marchas com dados coletados por uma central de medição inercial de seis eixos.
O câmbio de dupla embreagem da Honda Africa Twin funciona como se fosse um câmbio automático. Porém, a caixa de marchas está lá. A diferença é que ao engatar a primeira marcha, por exemplo, a segunda já fica engatada na outra embreagem. Ao engatar a terceira, a marcha anterior e a posterior também ficam pré engatadas e as mudanças são instantâneas, como no câmbio automático. Para aplacar os puristas, a troca também pode ser manual, com aletas no punho esquerdo e três níveis de esportividade que “esticam” mais as marchas e reduzem antes: S1, S2 e S3.
Com o auxílio da eletrônica
Os modelos Honda Africa Twin DCT 2023 tem como novidade ajustes na primeira e segunda marchas, para melhorar as retomadas. São quatro modos de pilotagem: Urban, Tour, Gravel e Off-Road, e mais dois modos User personalizáveis. São quatro níveis de controle de entrega de potência, três de freio motor, sete de controle de tração, mais o desligado e três de antiempinadas mais o desligado.
Os modelos Honda Africa Twin com a sigla ES (Electronic Suspension) contam com suspensões eletrônicas Showa, tubos de 45mm e 230mm de curso na dianteira e 220mm na traseira, tipo mono em balança de alumínio. Todas as versões têm iluminação em LED, luz diurna, painel em tela TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque, com sistema Apple CarPlay e Android Auto para conectividade, inclusive de voz.
A versão de entrada na linha 2023, com tanque de 18,8 litros, passa a ter de série a novidade do bagageiro traseiro em alumínio. As versões Honda Africa Twin Adventure Sports têm tanque de 24,8 litros e faróis auxiliares de curvas e para-brisa regulável em cinco posições, redesenhado e menor em 110mm.
O motor com dois cilindros tem 1084cm³ e intervalo de ignição de 270 graus. A potência é de 99,3cv a 7.500rpm e o torque de 10,5kgfm a 6.000rpm. Os freios ABS com sistema de curvas tem duplo disco de 310mm na dianteira, com pinças Nissin radiais de quatro pistões. Na traseira da Honda Africa Twin, disco simples de 256mm. Todo o conjunto fica em quadro de aço do tipo berço semi-duplo.
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