Após antecipar algumas das novidades que viriam na VFR 1200F, a Honda finalmente apresentou a moto por completo na Europa. O modelo, que já havia aparecido em suas formas finais em fotos vazadas na internet, segue a linha de motos turísticas de bom desempenho – “sport tourer” – e tecnologia. A começar pelo inédito câmbio de dupla embreagem, que tem causado “sensação” entre automóveis. O sistema possui duas embreagens, uma para as marchas ímpares e outro para as pares.
Ou seja, enquanto se roda em uma marcha, a seguinte já está pré-engatada, o que permite trocas mais rápidas do que em uma caixa manual. A caixa de seis marchas conta com três modos: automático, esportivo e convencional, que permite passagens manuais. O novo câmbio só estará disponível em 2011. Até lá os compradores terão que se satisfazer com um câmbio manual de seis marchas convencional.
O motor não foge a tradição da linha VFR: trata-se de um quatro cilindros em V em um ângulo de 76º, com 1.237 cm³ de deslocamento. São 174 cv de potência a 10 mil rpm e “vigorosos” 13,1 kgfm de torque a 8.750 rpm, encarregados de impulsionar os 267 kg da nova Honda. Rendimento suficiente para enfrentar rivais de peso, como a avançada BMW K 1300 GT.
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O estilo é marcante, com carenagem integral que mescla a cor da carroceria com detalhes em prata e farol em V, com sinuosos filetes laterais em LEDs. O amplo para-brisa é ajustável e forma um belo conjunto frontal tal como os retrovisores com piscas integrados. O tanque de combustível tem formas angulosas e permite, tal como a carenagem lateral, o perfeito encaixe das pernas do piloto. A Honda trabalhou o som emitido pelo motor, que muda de acordo com a situação. Em baixas rotações o ruído é grave, com batidas sincopadas, enquanto em altos giros uma válvula abre e o som se torna mais agudo e ríspido.
A roda traseira de liga parece flutuar, com suporte apenas do lado esquerdo. Isso é garantido pelo longo braço do eixo cardã, integrado a um único amortecedor, ajustável em amortecimento. Uma embreagem do tipo deslizante previne o travamento da roda traseira em fortes reduções de marcha. Na dianteira a suspensão é de garfos invertidos, com ajuste de pré-carga.
O conjunto de freios é formado por disco duplo na dianteira e simples na traseira. O sistema conta com ABS, que funciona junto com o CBS, um sistema de frenagem que aciona os freios de ambas as rodas conjuntamente.
A VFR 1200F conta com três opões de cores: vermelho, prata metálico e branco perolizado. A Honda oferece também uma ampla gama de acessórios e opcionais. Para longas viagens a moto pode ser equipada com bagageiros laterais, com 35 litros de capacidade cada um, e com um baú superior com 31 l. Além de itens de conforto, como para-brisa ajustável em três posições, assentos em couro do tipo Alcântara e manoplas aquecidas. E, para garantir a jornada, um navegador do tipo GPS pode ser pedido opcionalmente. As primeiras entregas começam no início de 2010.