O modelo Honda Biz 125 chega à linha 2023 apenas com novas cores, sem qualquer alteração técnica. Porém, a história do modelo está diretamente ligada à criatividade da engenharia nacional, com uma “solucionática” tão simples quanto genial.
A Honda Biz é derivada do modelo CUB C100 Dream, considerada a moto mais vendida no mundo e, por isso mesmo. quase “imexível”. A CUB (Cheap Urban Bike, ou Moto Urbana Barata) C100 Dream nasceu em 1958. De lá para cá, em suas várias versões, já foram vendidas mais de 100 milhões de unidades, produzidas em 16 fábricas em 15 países e distribuídas em 160 mercados diferentes.
Inclusive no Brasil, onde a moto foi montada em Manaus (AM), entre 1992 e 1997. Entretanto, aqui, foram “outros quinhentos”: estudos indicavam que o consumidor brasileiro tinha preferência por uma espécie de “porta-malas” para guardar e transportar pequenos objetos, compras e até o capacete, em vez da garupeira e até da “cestinha” encaixada na dianteira da C100 Dream.
O desafio foi lançado para a divisão de pesquisa e desenvolvimento, HRB (Honda Research Brazil): projetar um novo modelo que não abandonasse as características originárias, mas, satisfizesse o consumidor nacional, oferecendo uma posição de pilotagem montada, com pés nas pedaleiras como nas motos, somadas à praticidade dos scooters com o porta-malas e também do escudo frontal de proteção para as pernas.
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Solucionática
O conceito, batizado internamente de Brazil`s Cub, originou de forma abreviada o próprio nome do modelo: Biz. A solução que assombrou a engenharia da matriz japonesa, sem queimar fosfato em improváveis (e caras) alterações estruturais, foi a redução drástica da roda traseira, de 17 para 14 polegadas, abrindo espaço no quadro para adoção do porta-objetos sob o banco.
Um verdadeiro ovo de Colombo, nunca imaginado do outro lado do mundo. Contudo, estava criado outro problema: não havia no mercado pneus com as características indicadas para calçar o aro de apenas 14 polegadas de diâmetro proposto no projeto da Biz. Mais uma vez a indústria nacional salvou a lavoura e produziu o “sapato” ideal.
Foi oficialmente criada, a partir de 1998, a Honda Biz, fruto de um projeto brasileiro. Nesses 24 anos, já foram produzidas mais de 4 milhões de unidades em diferentes versões. A moto também passou a ser uma das preferidas do público feminino, responsável por cerca de 50% das vendas.
Evolução até a Honda Biz até 2023
Nascida com motor de 100cm3, saltou para 125cm3 em 2005, com a adoção de uma robusta unidade originária do Vietnã. Em 2011, a Honda Biz 125 ganhou injeção eletrônica e balancins roletados, que proporcionam maior suavidade e precisão no funcionamento das válvulas, além do sistema flex para consumir gasolina ou álcool, que ainda permanece na linha 2023.
Nestas mais de duas décadas, o desenvolvimento ampliou o espaço sob o banco, apelidado de porta-malas, modernizou o painel, aumentou o escudo frontal, a iluminação, os freios e também o modelo “de entrada”: a Honda Biz 110i, que é equipada com rodas raiadas e freios a tambor com sistema CBS (que distribui a frenagem entre as duas rodas), mas só chega à linha 2023 a partir de outubro.
A Honda Biz 125 2023 tem motor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) de 124,9 cm3, refrigerado a ar, que fica na posição horizontal, “deitado”. A potência atinge a potência de 9,2 cv a 7.500 rpm e o torque de 1,04 kgfm a apenas 3.500 rpm.
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Praticidade
A praticidade da Honda Biz 125, além do porta-malas, do gancho para pendurar sacolas e da partida elétrica, está no câmbio semi automático, que dispensa o uso do manete de embreagem (embora tenha a embreagem) para trocar as marchas. São quatro marchas rotativas: depois da quarta, é possível acionar a primeira em um semáforo, por exemplo.
O porta-malas da Honda Biz 125 pode ser aberto pela chave de contato no escudo, que também permite acesso ao tanque de combustível de 5,1 litros e a uma tomada 12V para carregar eletrônicos. O painel é digital, com tela em LCD e fundo blackout, além da luzinha Eco para monitorar a condução mais econômica.
A suspensão traseira da Honda Biz 125 2023 tem duplo amortecedor com 85 mm de curso e regulagem na pré-carga. A suspensão dianteira é telescópica, com 100 mm de curso em rodas de liga leve.
O sistema de freios tem disco na dianteira com 220 mm de diâmetro e tambor na traseira, com 110 mm equipados com frenagem combinada, CBS. Ao acionar o freio traseiro, parte da pressão vai para a dianteira. A nova cor é a prata fosca, e o preço sugerido é de R$13.110, sem frete e seguro.
O VRUM já testou a Honda Biz: assista ao vídeo!