Depois de ser apresentada em novembro de 2022, a Honda CB 300F Twister chega a partir deste mês ao mercado em duas versões. Equipada com sistema de freios combinados CBS (Combined Brake System), decorada nas cores cinza metálico ou vermelha, com preço sugerido de R$ 18.900. Ou na outra versão equipada com sistema de freios ABS, nas cores dourada e vermelho, com preço sugerido de R$ 18.800.
O interessante é que a versão CBS, com atuação mecânica na distribuição da pressão dos freios entre a roda traseira e dianteira, tem preço sugerido maior que a versão equipada com sistema eletrônico de freios ABS. É que a versão CBS precisa de mais cabos e uma pinça de freios dianteira maior com três pistões, embora o sistema eletrônico ABS seja mais eficiente e seguro.
Outra curiosidade é que a nova Honda CB 300F Twister é sucessora da CB 250F Twister desde 2015, que por sua vez sucedeu a CB 300R em 2008, que sucedeu a CBX 250 Twister no mercado em 2001. Neste vai e vem entre 250cm³ e 300cm³, a nova CB 300F Twister 2023 teve o motor evoluído e aumentado exatamente da “antiga” CB 250F Twister, que, por sua vez, teve o motor “diminuído” da CB 300R.
Motor flex refrigerado a ar
Para aumentar o motor flex de um cilindro, SOHC, com quatro válvulas e refrigerado a ar de 249,5cm³ para 293, 5cm³ a solução foi aumentar o diâmetro do cilindro de 71mm para 77mm, mantendo o curso em 63mm, preservando também a altura do conjunto. Com isso, a potência subiu de 22,6cv para 24,7cv a 7.500rpm e o torque de 2,28kgfm para 2,60kgfm a 5.500rpm, quando abastecida com etanol.
Em relação à CB 250F Twister, a potência subiu 9,3% e o torque ganhou mais fôlego, com aumento de 15,5%. Para melhorar a dissipação do calor, o motor tem o radiador de óleo, e para otimizar o escalonamento, o câmbio tem seis marchas, com embreagem assistida e deslizante, recursos normalmente presentes em motos maiores. O escape também contribui com ponteira mais curta e câmara de expansão com catalisador sob o motor.
Mudanças no visual
O desenho da Honda CB 300F Twister foi desenvolvido pela engenharia nacional (Departamento de Design da Honda Brasil), com carenagens plásticas do tanque, com capacidade de 14 litros, mais angulosas, integradas com o bloco ótico dianteiro, com iluminação em LED. Banco bipartido, com traseira mais elevada, confere esportividade, além da clara inspiração no modelo maior CB 500F.
Outra semelhança com a Honda CB 500F é o painel em tela retangular LCD com fundo blackout. Além do computador de bordo, relógio de horas e carga da bateria, tem a novidade da tomada USB, tipo C, para conectar o smartphone ou outros eletrônicos, na extremidade superior esquerda. Setas e lanterna traseira também são em LED. Para o aspecto mais robusto, contribui o pneu traseiro mais largo, 150/60 (dianteiro 140/70), em rodas de liga leve em aros 17 polegadas.
Detalhes das suspensões da Honda CB 300F Twister
O quadro é o tradicional Diamond em tubos de aço com o motor fazendo parte da estrutura. A suspensão dianteira também é a tradicional telescópica não invertida, com tubos de 41mm, 4mm a mais que a “antiga” CB 250F Twister, além da mesma medida da prima maior CB 500F. O curso é de 130mm. O peso, entretanto subiu 2kg.
A suspensão traseira é do tipo mono (com mola dupla) e curso que passou de 108mm para 120mm em relação à CB 250F Twister, ancorada em balança de aço. Os freios, tanto na versão CBS (que transfere parte da pressão do freio traseiro para o pistão central da pinça da roda dianteira) quanto a versão ABS, têm discos de mesmo diâmetro. 276mm na dianteira e 220mm na traseira.
Em 2015, Téo Mascarenhas testou a Honda CB 300R. Confira!
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