Os modelos Honda CB 500R, com carenagem e pegada esportiva, CB 500F, naked, e CB 500X, de utilização mista terra e asfalto, foram lançados em 2014, compartilhando a mesma base mecânica, com motor de dois cilindros, quadro, rodas, painel e freios. Em 2020 a trinca sofreu a baixa da CB 500R (substituída pela Honda CBR 650R, de quatro cilindros), enquanto a dupla remanescente é modernizada.
Agora, a Honda promove nova atualização, já como versão 2023, da suspensão dianteira, grafismos, freios e iluminação, dos modelos CB 500F e CB 500X, que já estavam presentes na linha 2022 europeia.
O motor, de dois cilindros paralelos e 471 cm³, tem oito válvulas e duplo comando no cabeçote com balancins roletados. O sistema de injeção foi revisto, mas não alterou a potência. São 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. O robusto motor está acoplado a um câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante.
O motor também faz parte da estrutura do quadro tipo Diamond, com tubos de aço de 35 mm. O sistema de arrefecimento foi igualmente revisto com adoção de radiador mais leve. Confira os preços:
Modelo Preços Honda CB 500F 2023 R$ 39.100 Honda CB 500X 2023 R$ 41.600
Diferenças
A street CB 500F ganhou rodas mais leves, com raios em formato de “Y”, em aros de 17 polegadas, calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 160/50 na traseira. O banco é em dois níveis, a 789 mm do solo, e o farol com novo desenho tem iluminação em LED. As setas também foram redesenhadas.
O tanque integrado às aletas laterais tem capacidade de 17,1 litros. Junto com as novas pedaleiras em alumínio e com o guidão cônico, proporciona uma posição de pilotagem levemente mais esportiva, além de uma distribuição de peso que carregou um pouco mais a roda dianteira, que passou de 46.8% para 49,7%.
Os dois modelos ganharam nova suspensão dianteira com sistema invertido Showa e tubos de 41 mm de diâmetro. Cada bengala tem função separada: uma exerce o amortecimento hidráulico; a outra, tem o mecanismo da mola.
A nova suspensão exigiu novo par de mesas de fixação, exclusiva para cada um dos modelos. É que a Honda CB 500X tem roda dianteira maior, com aro de 19 polegadas de diâmetro, mais apropriado para uso misto, terra e asfalto, calçado com pneu de medida 110/80. Na traseira permanece a medida 160/60 em aro 17. Porém, a balança da suspensão traseira do tipo mono foi alterada e ficou mais leve.
Honda CB 500X
As alterações igualmente mudaram a distribuição de peso entre a roda dianteira e traseira na Hondao 500X, que passou de 48% e 52% para 48,7% e 51,3%, respectivamente. O novo farol em LED ganhou mais potência de iluminação. As setas ganharam novo desenho.
O banco a 834 mm do chão tem uma leve ondulação, com formato único para melhorar a movimentação no fora de estrada. O guidão mais alto, com ângulo de esterçamento de 76 graus, também favorece o manuseio no fora de estrada em posição de pilotagem mais ereta, com duas regulagens de altura no pára-brisa.
O painel digital em tela LCD tem formato retangular e sistema blackout para minimizar reflexos. Além disso, tem indicador de marcha engatada e a possibilidade de regulagem na luz shift light, que indica a hora de trocar as marchas em intervalos de 250 rpm, entre 5000 e 8750 rpm.
O sistema de frenagem dianteiro ganhou duplo disso wave de 296 mm de diâmetro, em substituição ao disco simples de 310 mm anterior. Na CB 500F, a pinça tem quatro pistões de fixação radial; na Honda CB 500X, são dois pistões de fixação axial.
Quer uma Honda CB 500X mais antiga? Já testamos o modelo 2015: assista ao vídeo!