UAI

Honda Sahara 300: Finalmente vai sair da fila?

Modelo pode estar na fila de lançamentos, com a modernização da XRE 300, que ganharia novo visual, o nome Sahara 300 e o motor da CB 300F Twister

Publicidade
Honda NX 350 com carenagem e partida elétrica
Honda NX 350 com carenagem e partida elétrica Foto: Honda NX 350 com carenagem e partida elétrica

A marca japonesa registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o nome Honda Sahara para motocicletas. Isso levanta a forte possibilidade de a marca modernizar o modelo on-off road XRE 300, por exemplo, em uma espécie de versão mais para o asfalto, mais touring, convivendo com a veterana, exatamente como aconteceu com a XLX 350R e a NX 350 Sahara, no passado.

A Honda lançou em 1982 a on-off-road (trail) XL 250R, que foi sucedida pela também on-off road XLX 350R a partir de 1987. Porém, em 1989, a Honda lançou o modelo NX 350 Sahara para o asfalto, com o mesmo conjunto mecânico da XLX 350R, mas, equipada com partida elétrica, carenagem frontal e para-brisa, oferecendo mais conforto.

Os dois modelos conviveram até 1992, quando a XLX 350R foi descontinuada, permanecendo a Honda Sahara 350 até 1999, quando também subiu no telhado e saiu de linha. Portanto, de 1989 a 1992, XLX 350R e NX 350 Sahara estavam lado a lado nas vitrines das concessionárias da marca.

honda xre 300 versao rally vermelha branca e preta de lateral estatica
Honda XRE 300 versão Rally

Modernização da linha

Quando a Honda XRE 300 foi lançada, em 2009, substituiu dois modelos em uma só tacada. Ocupou o lugar da XR 250 Tornado e também da NX 400 Falcon. Uma solução intermediária entre os dois modelos que também já foram descontinuados.

Ao longo do tempo, a Honda XRE 300 foi sendo modernizada, ganhou injeção, motor flex, iluminação em LED, ABS e a versão Rally com decoração ao estilo dos modelos da linha CRF fora de estrada. Também corrigiu a fama de apresentar problemas no cabeçote do motor, que também era compartilhado com a antiga CB 300. Agora, está pronta para nova geração, com o nome Honda Sahara.

No início de 2023, a Honda lança a moderna CB 300F Twister, com novo motor de um cilindro, arrefecido a ar, com radiador de óleo, que desenvolve 24,7cv a 7.500rpm e torque de 2,67kgfm a 5.500rpm. Este motor parece ser a chave dos novos lançamentos.

Assim como a XRE 300 dividiu o motor com a CB 300, a nova CB 300F Twister também deve dividir o propulsor com outras versões, que pode ser a especulada Honda Sahara 300, que resgata o nome já usado anteriormente. Prática também adotada, recentemente, com os nomes Hornet, Transalp e Twister, por exemplo.

motor da honda cb 300f twister modelo 2023 vermelho e preto estatico
Motor da Honda CB 300F Twister modelo 2023

Especulando sobre as possibilidades

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Honda XRE 300 emplacou 3.585 unidades no acumulado de 2023 até fevereiro. Um comportamento que a coloca em quarto lugar no segmento, com 8,9% de participação. Por outro lado, a Associação dos Fabricantes (Abraciclo) indica que no acumulado de 2022, foram produzidas 38.933 unidades.

Ainda no campo meramente especulativo, a Honda XRE 300 pode ser modernizada, adotando o conjunto mecânico da nova CB 300F Twister com novo visual tipo aventureira (Adventure) e também gerar filhotes, como a possível versão Honda Sahara 300 para um segmento diferente. Neste caso, concorre com a Kawasaki Versys 300, BMW G 310 GS, Yamaha Lander 250, Bajaj Dominar 400, Royal Enfield Himalaya e a recém-lançada Zontes T300.

Outra possibilidade completamente oposta é o lançamento de um modelo de pegada mais esportiva (com o motor da CB 300F Twister, mas outro nome que não Honda Sahara) como a falecida CBR 250R, que foi importada em 2012 e inviabilizada pela alta do dólar. Neste caso, concorre com a Kawasaki Ninjinha 300 e com a Yamaha R3 e a recém-lançada Zontes R300.

honda xlx 350r sem partida eletrica vermelha de lado estatica no estande
Honda XLX 350R sem partida elétrica

Registro para garantir a propriedade

Em consulta informal e não oficial, a Honda informou que os registros de novos modelos e motos são praxe (como também é praxe negar) e partem da matriz japonesa. Procedimento usado para proteger a propriedade do nome e a propriedade intelectual. Uma espécie de salvaguarda e garantia, mesmo que o modelo nunca venha a ser lançado.

O registro preserva e garante a propriedade de modelos globais que também são comercializados em outros mercados de vários países e igualmente ficam garantidos no Brasil. Mesmo que não entrem em linha de produção. Segundo a consulta informal e não oficial, a Honda já teve problemas desta natureza no Brasil, inclusive com nomes apropriados (antes dos registros), por outras marcas. O registro barra estas iniciativas.

Uma defesa industrial garantindo o nome para modelos de atuação global. Porém, contudo, todavia, deixa sempre uma pulga atrás da orelha. Afinal, como diz a sabedoria popular, onde há fumaça, há fogo e a nova XRE 300 Sahara deve mesmo desembarcar no mercado ainda este ano.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas