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Nova Honda Sahara 300: agora é pra valer

Depois de muita especulação, a Honda anuncia a nova Sahara 300 que substitui a XRE 300, que até saiu de linha e ressuscitou, para subir no telhado definitivamente

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Nova Honda Sahara 300 chegaráa ao mercado para substituir a XRE 300
Nova Honda Sahara 300 chegaráa ao mercado para substituir a XRE 300 Foto: Nova Honda Sahara 300 chegaráa ao mercado para substituir a XRE 300

A Honda anunciou durante convenção dos revendedores (Assohonda) em Las Vegas, nos Estados Unidos, na terça-feira (31), o lançamento da nova Sahara 300, que substitui a XRE 300. Curiosamente, sem mostrar fisicamente a moto e sem revelar os dados técnicos, que serão informados durante o lançamento oficial, desta vez no Brasil, em neste mês.

A Honda se limitou a informar o resgate do nome Sahara, que batizou a NX 350 em 1989, até 1999, quando saiu de linha. Porém, já é possível adiantar algumas características do novo modelo.

O nome Sahara, enorme deserto do Norte da África, sugere um modelo do tipo aventureiro, mantendo o compromisso de utilização mista da XRE 300, que agora substitui, de fato. O aro dianteiro continua com 21 polegadas de diâmetro, mais apropriado para enfrentar a buraqueira. Os pneus também acompanham a pegada, podendo também encarar terra.

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A nova Honda Sahara 300 e a NX 350, que foi comercializada de 1989 a 1999

Entretanto, assim como a Honda Sahara 350 original, não tem aquele para-lama dianteiro superior, estilo bico de pato, até então presente na antecessora XRE 300, que subiu no telhado.Também ganhou um pequeno para-brisa, reforçando o estilo aventureiro. O conjunto óptico ganhou iluminação em LED. A carenagem do tanque, com painéis verticais (lembrando a Africa Twin), igualmente sugere robustez.

Motor compartilhado

O motor flex de um cilindro e 293,5cm³, com quatro válvulas e arrefecimento a ar, é o mesmo que equipa a também recém-lançada street CB 300F Twister. O compartilhamento de motores não é novidade. A antiga Honda CB 300R, descontinuada em 2008, dividiu o propulsor com a XRE 300, que encerrou a carreira com o lançamento da nova Sahara 300.

Na Honda CB 300F o motor entrega 24,7cv a 7.500rpm e torque de 2,67kgfm a 5.500rpm, com embreagem assistida e deslizante, além de radiador de óleo. O câmbio tem seis marchas. Na XRE 300 o câmbio é de cinco marchas. O conjunto mecânico será mantido, entretanto, a relação final de transmissão deve ser mudada para atender a sua porção aventureira.

Suspensões e freios

O painel, dentro do novo bloco frontal, vai contar com recurso do fundo blackout contra reflexos e computador de bordo. A suspensão continua convencional não invertida de 245mm. A suspensão traseira, do tipo mono, tem regulagens na pré-carga e 225mm de curso.

Os freios são a disco, equipados com sistema ABS. Contudo, não há indicação que possa ser desligado para rodar no fora de estrada. O quadro é em tubos de aço do tipo berço semiduplo, como na antecessora XRE 300. Porém, com direito ao “peito de aço”, como nas motos de off-road. O escape mantém a saída alta, pelo lado direito. Entretanto, a ergonomia será diferente da XRE 300, que substitui.

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