Depois de mostrar sketches, revelar o motor e liberar vídeos inconclusivos a conta gotas, a Honda finalmente lançou a nova Hornet 750. Porém, enquanto todo mundo aguardava a estreia do modelo para o Salão de Milão (EICMA), em novembro, o modelo desabrochou no Salão de Colônia, na Alemanha.
A aguardada Hornet 750, contudo, vai atender a um público bem diferente da antecessora, a Hornet 600, que fez enorme sucesso, inclusive no Brasil, que se tornou o país onde mais se vendia o modelo no mundo em 2009.
O motor de quatro cilindros em linha, herdado da superesportiva CBR 600RR, e o comportamento agressivo foram para o espaço, junto com o fim de sua produção em 2014. A nova Hornet 750 não tem mais quatro cilindros. A versão 2023 tem motor de dois cilindros paralelos, com 750cm³ de cilindrada, ecologicamente mais amigável.
Nova Hornet 750 ganha "pegada" diferente
O consumidor da Hornet 750 vai estar mais ligado à praticidade, à facilidade de pilotagem e às formas compactas do que a performance e o ronco do escape como prioridades. A nova Hornet 750 (Vespa em inglês) vai fazer barulho em outro segmento.
Ainda não há confirmação de seu desembarque no Brasil. Entretanto, sua vinda é bastante provável. Seja por seu histórico de sucesso ou para ocupar este segmento formado por modelos mais econômicos, versáteis e polivalentes, mas sem perder o desempenho.
Novo motor deve dar origem a uma família
O propulsor é inteiramente novo e certamente vai originar uma nova família, equipando outros modelos. Os dois cilindros paralelos de 755cm³ de cilindrada entregam 91,8cv a 9.500rpm e um torque de 7,7kgfm a 7.250rpm com embreagem deslizante.
Sua concepção tem inspiração no cabeçote compacto da CRF 450R de motocross, com comando simples, quatro válvulas por cilindro e ordem de ignição defasada em 270 graus no virabrequim.
Além disso, os cilindros são revestidos com liga de níquel e silício (igual ao da superesportiva CBR 1000RR-R) e os pistões possuem um curso ligeiramente menor do que o diâmetro (87mm x 63,5mm), proporcionando uma pegada com retomadas mais fortes.
Eletrônica proporciona 3 modos de pilotagem
A Hornet 750 conta com três modos de pilotagem: Sport, Standard e Rain. São três níveis de controle de potência do motor, três níveis de controle de tração (integrado ao controle de empinadas) e mais três níveis de controle de freio motor.
Ainda existe o modo de pilotagem User. Esta escolha permite ao piloto montar sua própria configuração (e memorizar), selecionando os níveis de controle que melhor se adaptam à sua tocada.
Comando de voz para telefonia, navegação e entretenimento
O painel em tela TFT colorida de 5 polegadas pode ser regulado em quatro tipos de exibição e fornece todas as informações de praxe, incluindo o shift light regulável para troca de marchas.
O sistema também pode ser conectado ao celular via bluetooth para navegação, músicas, chamadas telefônicas e mensagens, atendendo ao comando de voz (para capacetes com fones e microfone) tanto para smartphones Android quanto IOS.
Nova Hornet 750 tem visual naked
O visual naked, com motor à mostra, é realçado pelo quadro em aço do tipo diamond, tanque de combustível de 15,2 litros e abas que lembram (com muito esforço) asas de uma vespa. O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda em Roma, na Itália, também projetou um bloco óptico dianteiro em LED com formas bicudas. Mesmo conceito da rabeta, que, além de delgada, aponta para cima.
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A suspensão dianteira Showa invertida tem garfo de 41mm com funções separadas e 130mm de curso. A suspensão traseira é mono, com 150mm de curso e cinco ajustes na pré carga.
Os freios da Hornet 750 contam com duplo disco dianteiro de 296mm "mordidos" por pinças Nissin radiais de quatro pistões. O freio traseiro tem disco de 240mm. Ambos são montados em rodas de liga leve com aros de 17 polegadas. Também é oferecida uma extensa lista de acessórios e equipamentos.