UAI

Jonway X 22 GT: uma mistura de tatu com cobra

Modelo inusitado parece uma motocicleta, porém, tem câmbio automático CVT, como nos scooters, dispensando também o manete de embreagem

Publicidade
Modelo tem estilo de moto esportiva, mas traz características de scooter
Modelo tem estilo de moto esportiva, mas traz características de scooter Foto: Modelo tem estilo de moto esportiva, mas traz características de scooter

A marca chinesa Jonway produz o excêntrico X 22 GT, que é uma mistura de moto esportiva e scooter. Equipada com carenagem integral, banco bipartido em dois níveis, semi guidões e roda dianteira em liga leve com aro de 17 polegadas, além de rabeta afilada, o modelo Jonway X 22 GT reúne os predicados de um legítimo velocista.

Entretanto, a transmissão tem características semelhantes a de um scooter e fica acoplada diretamente à roda traseira com câmbio automático CVT. O motor de um cilindro, do tipo quatro tempos e 223cm³, fica à frente da roda traseira e fornece 15cv a 7.000rpm e torque de 1,8kgfm a 5.500rpm. A inusitada arquitetura tem distância entre-eixos de 1.321mm e um braço oscilante com duplo triângulo de um lado e transmissão do outro,

jonway x 22 gt moto scooter de lateral estatica no estudio
Modelo tem rodas de alumínio, sendo aro 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira

Em alguns rincões do Brasil, uma espécie totalmente improvável e diferente é chamada jocosamente de mistura de “tatu com cobra”. Esta parece ser a definição do Jonway X 22 GT, que não é uma motocicleta e também não é um scooter, embora tenha características dos dois. Além disso, o visual lembra nitidamente as linhas da esportiva Kawasaki Ninja 300 (comercializada no Brasil), com duplo farol trapezoidal na dianteira, carenagem com aberturas e setas incorporadas.

Miscelânea de estilos

A mistura de conceitos, técnica e estilos, contudo, não é nova. A própria Honda, maior fabricante mundial de motocicletas, seduziu o mundo, incluindo o Brasil, com o modelo X-ADV 750 (preço sugerido de R$ 91.780), com motor, transmissão final por corrente, rodas e suspensões de moto, mas câmbio com dupla embreagem, que na prática funciona como automático, além de visual de scooter.

O Jonway X 22 GT trilhou o caminho contrário. Tem visual de moto, mas câmbio automático (sem dupla embreagem), como nos scooter, mirando atrair consumidores mais jovens. A produção de motos na China verificou uma acelerada expansão. Algumas marcas também ficaram conhecidas mundialmente. Outras, além do mercado interno, ainda tentam se internacionalizar, como a Jonway, que exporta o X 22 GT para os Estados Unidos, por meio da Venon Motorsports.

Localizada na cidade de Taizhou, na província de Zhejiang, Leste da China, produz micro-carros, peças plásticas, veículos elétricos, scooters e motos com mais de 50 tipos. Entre eles, além do Jonway X 22 GT, modelos de motos absolutamente clonados das marcas Indian e Harley-Davidson, em controversa estratégia.

jonway x 22 gt moto scooter de traseira estatica no estudio
O escape é cromado, com saída na lateral direita

Principais características do Jonway X 22 GT

O Jonway X 22 GT tem painel que mistura elementos analógicos e digitais, em telas de LCD separadas. A velocidade final é de cerca de 120km/h. As rodas são em alumínio com aros de 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, e o banco fica a 762mm do chão.

O tanque de combustível comporta 16 litros e a distância livre do solo é de 16,5mm. A iluminação é em LED. O quadro é em tubos de aço. A suspensão dianteira é convencional (ao contrário das esportivas puro sangue que são invertidas) e a traseira tem dois amortecedores com reservatório de expansão e ajustes na pré carga.

Os freios têm discos nas duas rodas, com sistema ABS. O escape é cromado com saída lateral direita. Como nos scooters, os manetes controlam os freios traseiro e dianteiro, dispensando a embreagem. Porém, a homologação para rodar nos Estados Unidos exclui o estado da Califórnia em função dos índices de emissões. Não há confirmação de sua vinda para o Brasil.

jonway x 22 gt moto scooter painel de instrumentos estatica no estudio
Painel de instrumentos com elemento analógico e tela digital

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas