UAI

Kawasaki Ninja 300 2023: o retorno da Ninjinha

De volta ao mercado, modelo chega com motor de dois cilindros em linha e dotes esportivos

Publicidade
Modelo chega unicamente na tradicional cor verde limão
Modelo chega unicamente na tradicional cor verde limão Foto: Modelo chega unicamente na tradicional cor verde limão

A Kawasaki Ninja 300, sucessora da Ninja 250, saiu de linha em 2018 para não rivalizar com a Ninja 400, que acabara de desembarcar no mercado nacional. Vale lembrar que o nome Ninja é utilizado pela Kawasaki para batizar seus modelos esportivos.

A partir de abril de 2023, a Kawasaki Ninja 300, apelidada de “Ninjinha”, volta ao mercado sem suceder ou ser sucedida por ninguém: vai conviver com a Ninja 400, que permanece em linha. O preço sugerido, sem frete, é de R$29.990, exclusivamente na cor Lime Green (verde limão), enquanto a Ninja 400 custa R$35.810. A salgada diferença de R$5.820, ou cerca de 19,4%, deve manter as duas “separadas”.

O visual da “Ninjinha” foi inspirado no foguete superesportivo Ninja ZX-10R que também está no mercado brasileiro e compõe a linha, juntamente com a a Ninja 650. A nova Ninja 300 é produzida na Tailândia e montada em Manaus (AM), onde a Kawasaki do Brasil está instalada desde 2008, ganhando status de nacional.

Esportiva

Kawasaki Ninja 300 2023 Lime Green de lateral
A Ninjinha traz freios a disco ao estilo "margarida", com ABS

Apesar de ser pequena, a “Ninjinha” tem recursos das “Ninjonas”, as motos maiores da gama. O sistema de embreagem é assistido e também deslizante, para proporcionar reduções de marchas sem travamento da roda traseira. Os freios a disco são ao estilo "margarida", com ABS. Na dianteira, o componente tem 290mm de diâmetro e, na traseira, 220mm. Ambos têm pinças de duplo pistão.

O painel é digital, porém com o conta-giros analógico, que fica em destaque, como na maioria dos modelos esportivos. O motor tem dois cilindros paralelos e arrefecimento a líquido. Com 296cm3, fornece 39,4cv de potência a 11.000 rpm e 2,8 kgfm de torque a 10.000rpm.

Também como nas esportivas, para rodar devagar, nas cidades por exemplo, e compensar a “anemia” do motor em baixos giros, as primeiras marchas do câmbio de seis velocidades são mais curtas.

Visual Kawasaki Ninja 300 2023

Kawasaki Ninja 300 2023 Lime Green de lateral
Carenagem ganhou uma grande área em preto

A carenagem integral da Ninja 300, além do verde característico da Kawasaki, ganhou uma grande área em preto. As setas dianteiras estão integradas à carenagem e, na dianteira,há duplo farol afilado. O banco é em dois níveis, e o tanque de combustível comporta 17 litros, proporcionando boa autonomia.

As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, mesma medida das esportivas maiores. A suspensão dianteira, entretanto, é convencional (não-invertida), com tubos de 37mm e de 130mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 132mm de curso, e tem amortecedor a gás e cinco ajustes na pré-carga.

Assista ao vídeo e conheça os detalhes da mais poderosa de todas as Ninjas da Kawasaki: a ZX-10R!

https://youtu.be/L92Y10_opuM