Um ano depois de mostrar o protótipo do modelo híbrido, movido com dois motores – um elétrico e outro a combustão –, durante o EICMA de 2022, a Kawasaki apresenta oficialmente a Ninja 7 Hybrid, que estará disponível no início de 2024. Será a primeira moto do mundo produzida em série com a tecnologia híbrida, que já é adotada nos automóveis.
Entretanto, a combinação dos dois propulsores de forma híbrida é um pouco diferente dos carros, estabelecendo um novo conceito. A nova Kawasaki Ninja 7 Hybrid tem um inédito motor a combustão de 451cm³, com dois cilindros paralelos, equipado com refrigeração líquida.
A caixa de marchas do motor a combustão pode ser acionada de forma manual ou automática no guidão, sem o manete de embreagem. O motor elétrico de 9kW, alimentado por bateria de íon lítio de 48V, e o propulsor a combustão estão fixados em uma estrutura em treliça. Contudo, a bateria, maior e mais pesado componente, tem uma posição sob o banco para otimizar a distribuição de peso.
Potência combinada
A Kawasaki Ninja 7 Hybrid pode funcionar com o motor a combustão, com o elétrico ou de forma consorciada. A parte elétrica tem transmissão contínua e três modos de pilotagem: Sport-Hybrid, Eco-Hybrid e EV. Tem ainda o start/stop no motor a combustão, que desliga em um semáforo, por exemplo, religando automaticamente ao toque do acelerador, economizando combustível e reduzindo emissões.
Por outro lado, a Kawasaki Ninja 7 Hybrid tem o sistema Automatic Launch Position Finder (ALPF), que já engata a primeira marcha nas paradas, pronto para largar. Para estacionar e manobrar, o sistema elétrico “caminhada” (Walk Mode) permite movimentar a moto a baixa velocidade para frente e para trás.
A potência combinada dos dois propulsores chega a equivalentes 59,1cv e pode ser aumentada para 69,5cv com aplicação da função e-boost, que amplifica a potência do motor elétrico por período de tempo. Porém, também reduz sua autonomia.
Aceleração instantânea
Com o sistema e-boost, uma espécie de turbo, a Kawasaki Ninja 7 Hybrid promete aceleração instantânea equivalente a uma moto de 1000cm³. Entretanto, no dia a dia, de forma híbrida, promete um consumo equivalente a 250cm³. Tudo isso com um porte e desempenho de moto de 700cm³.
O visual da Kawasaki Ninja 7 Hybrid é agressivo, com iluminação em LED, decoração que restringe o verde limão característico da família Ninja à parte baixa da moto. O banco do garupa fica bem alto, no “segundo andar”. para acomodar a bateria. O freio dianteiro tem duplo disco. O painel tem tela em TFT colorida com conectividade, e uma curiosidade: indica o nível dos dois “tanques” de combustível – gasolina e eletricidade em gráficos separados.
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