A japonesa Kawasaki apresentou suas primeiras motocicletas de linha completamente elétricas, batizadas Ninja e-1 e Z e-1. Os modelos passam a integrar justamente as famílias Ninja e Z, conhecidas exatamente pela esportividade e performance de seus motores a combustão. As novas Ninja e Z elétricas, porém, inauguram uma era sem fumaça e sem ruído.
As pioneiras elétricas também inauguram uma nova identidade visual, com pintura em verde menos dominante (metallic matte lime green) , além de outras cores mais sóbrias (metallic bright silver), em vez do verdão estilo marca texto característico da fabricante.
Os dois modelos têm porte mais volumoso, com quadro em treliça de aço compartilhado e compatível com motos de média cilindrada. Porém, desempenho similar a modelos equipados com motor tradicional a combustão de 125cm³. O motor dos modelos elétricos Ninja e-1 e Z e-1 também é o mesmo. Entrega 5kW, com possibilidade de pico de 9kW, alimentado por duas baterias de íon lítio ligadas em paralelo.
Recarga pode ser feita de duas maneiras
As baterias podem ser removidas, pesam 11,5kg cada e contam com indicadores de carga. A recarga das baterias pode ser feita de duas maneiras: por meio de uma docking station (aparelho em que as baterias são inseridas depois de retiradas da moto) ou sem retirar as baterias, ligadas a um cabo, de forma tradicional.
O tempo de recarga total é de cerca de 3h42. Para recarga parcial, entre 20% e 85%, cai para cerca de 1h36. Contudo, a energia gerada nas frenagens é recuperada pelas baterias, ajudando na ampliação da autonomia. Na hora de acelerar, o torque está 100% presente o tempo todo.
São dois modos de condução: Road e Eco. No modelo carenado Ninja e-1, com visual mais esportivo, a velocidade máxima é de 85km/h no modo Road e 60km/h, no modo Eco. No modelo naked Z e-1, as velocidades máximas são de 79km/h e 56km/h, respectivamente. Com o botão e-boost acionado, a potência salta para 9kW (somente por 15 minutos) e a velocidade máxima sobe para 99km/h.
Detalhes técnicos das elétricas
As novas Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1 utilizam o mesmo sistema de freios dos modelos a combustão da marca, com motores de 400cm³, em função do acréscimo de peso das baterias. O peso total da Ninja e-1 é de 140kg. O peso geral da Z e-1 é de 135kg.
Na dianteira, um disco ventilado com 290mm de diâmetro, mordido por pinça de dois pistões. Na traseira, disco de 220mm de diâmetro com pistão simples. Ambos, com sistema ABS, em rodas de liga leve com aros de 17 polegadas.
A suspensão dianteira tem 41mm de diâmetro e 120mm de curso. Na traseira, sistema mono, com 133mm de curso e regulagens na pré-carga.O painel tem tela em TFT de 4,3 polegadas e conectividade com o smartphone. O banco de ambas fica a 785mm do solo e esconde um porta-objetos com volume de 5 litros. Porém, para estacionar ou fazer pequenas manobras existe o prático modo Caminhada. Recurso que permite ir tanto para a frente quanto para trás em ritmo de caminhada.
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