A japonesa Kawasaki apresentou o modelo superesportivo Ninja ZX-4R equipado com motor de 400cm³ e arquitetura de quatro cilindros em linha, capaz de gerar até 80cv em duas versões. A versão de entrada, Ninja ZX-4R SE, e a Ninja ZX-4RR, com pintura verde limão inspirada nos modelos de competição KRT, Kawasaki Racing Team. O modelo tem ainda suspensão traseira Showa, mais sofisticada, semelhante a da superesportiva Ninja ZX-10R KRT, já comercializada no Brasil.
No mercado brasileiro também já é comercializada a Kawasaki Ninja 400 KRT Edition, por R$ 37.310, sem frete, porém, com motor de dois cilindros em linha e 42cv. O espanto é que o modelo com motor de 400cm³ e quatro cilindros em linha, que chega ao mercado global a partir de março, tem praticamente o dobro da potência. O preço, entretanto, também quase dobra. Nos Estados Unidos, a RR tem previsão de custar US$ 9.699, ou cerca de R$ 53 mil (se for importada), sem contar os impostos e outros penduricalhos.
Outro espanto é que a Kawasaki ressuscitou há cerca de dois anos o motor de quatro cilindros em linha de apenas 250cm³ com o modelo Kawasaki Ninja ZX-25R, que gira a 15.500rpm e fornece até 51cv. Este modelo, inicialmente, foi destinado ao mercado asiático, mas despertou grande interesse também em outras praças. A fórmula parece ter agradado, multiplicada agora com as Kawasaki Ninja ZX-4R e ZX-4RR . O que não agrada é o “probleminha” da conta que não fecha e restringe seu mercado.
Superesportiva de verdade
Os modelos da família Kawasaki Ninja ZX são caracterizados pela esportividade e as novas ZX-4R e RR seguem a receita. O motor é totalmente inédito. Com quatro cilindros em linha, 399cm³, duplo comando de válvulas e arrefecimento líquido, fornece 77cv. Com o efeito do Ram Air, que é uma tomada de ar na carenagem frontal, que pressuriza o ar da admissão, como uma espécie de turbo em velocidade, a potência sobe para 80cv. Os giros do motor passam de 15.000rpm.
Como nos modelos maiores, as Kawasaki Ninja ZX-4R e RR têm quatro modos de pilotagem, alterando os mapas de motor: User, Sport, Road e Rain. O modo User permite a personalização dos sistemas do controle de tração e potência. O motor tem ainda o quick shift de duas direções.
O quadro é em treliça em aço, com balança da suspensão traseira curva e longa. A suspensão dianteira é invertida com garfo Showa SFF-BP com ajustes na pré carga. A suspensão traseira é do tipo mono Showa, disposta quase horizontalmente. A versão RR tem sistema BRFC-lite, semelhante ao da Ninja ZX-10R.
Sistemas da Kawasaki Ninja ZX
Os freios também são profissionais. Na dianteira duplo disco de 290mm de diâmetro, mordido por pinças monobloco radiais. Na traseira, disco de 220mm. O sistema está montado em rodas de liga leve com aros de 17 polegadas, calçados com pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.
A iluminação é em LED, e o painel, em tela LCD de 4,3mm de diâmetro, fornece o tempo de volta (na pista em track days, por exemplo), além do aplicativo Rideology (exclusivo da Kawasaki) que conectado ao smartphone permite baixar relatórios de funcionamento da moto, rotas do GPS etc. As versões têm ainda uma tomada USB para plugar eletronicos.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas