A marca austríaca KTM é mais conhecida no Brasil por seus modelos fora de estrada e aventureiros. Contudo, também produz verdadeiros mísseis para o asfalto, como a linha RC de superesportivas, que também batiza o protótipo RC16 que disputa o Mundial de MotoGP. Para satisfazer a galera da velocidade, a marca construiu há cerca de um ano, em edição limitada, o modelo KTM RC 8C, que é praticamente uma moto de competição ou conforme seu slogan, Ready To Race. pronta para competir.
A segunda geração da KTM RC 8C, já como modelo 2023, foi profundamente modernizada em uma fornada de apenas 200 unidades, postas à venda exclusivamente pela internet para todas as partes do mundo, e demorou exatos 158 segundos (dois minutos e 38 segundos) para esgotar.
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A velocidade das vendas foi de quase uma moto por segundo. Bobeou, perdeu, apesar do preço de 40 mil euros, que em conversão direta, sem taxas e outros penduricalhos, representa cerca de R$ 222 mil.
Modelo feito praticamente de forma artesanal
O preço vale pela exclusividade da KTM RC 8C, que é uma verdadeira joia rara, feita praticamente à mão. O motor LC8c, dois cilindros em linha, tem 889cm³, DOHC, que entrega mais 7cv em relação à versão anterior. Agora são 135cv a 11.000rpm e torque de 10kgfm a 8.250rpm.
Para tanto, válvulas e bielas agora são em titânio, a taxa de compressão foi aumentada assim como a pressão da bomba de combustível. Um radiador de óleo foi incorporado, além da eletrônica revista. Mesmo assim, o peso é de somente 142kg a seco. A KTM RC 8C traz, ainda, o escape Akrapovic em titânio e o quadro em aço cromo-molibdênio com ajuste na mesa.
Como são as suspensões da KTM RC 8C?
A suspensão dianteira é White Power (WP) XATAC PRO e a traseira, mono, WP APEX Pro. Ambas plenamente ajustáveis. Os freios são Brembo, com pinças Stylema, e as rodas em fibra de carbono, calçadas com pneus Diablo Corsa slick.
A eletrônica da KTM RC 8C traz quickshifter de duas direções, com alavanca invertida, mapas de motor, controle de tração, de entrega de potência e freio motor. A herança da RC16 do Mundial de MotoGP está na aerodinâmica, com asas, no painel com memória de dados via GPS, indicador de tempo de voltas e botoeira do guidão.
A entrega oficial do modelo será no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, para os 30 primeiros compradores, durante um track day em abril, com assistência técnica da White Power e clínica de pilotos da fábrica.
A KTM vai providenciar o transporte da Áustria para a Espanha e, depois, para a concessionária de preferência do piloto. A KTM RC 8C, praticamente uma moto de pista, também recebe uma numeração, como certificado.
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