Um dos acessórios mais inusitados para os motociclistas é o limpador de viseira acoplado ao capacete, para os deslocamentos sob chuva. O equipamento tem funcionamento semelhante ao limpador de para-brisa de um automóvel, com um braço que conduz a parte emborrachada sobre uma superfície para retirar as gotículas d'água que ali aderiram, porém adaptado à realidade dos motociclistas.
Os braços do limpador da viseira do capacete são alimentados por uma pequena bateria. Existem opções de 800mAh e 1200mAh, que, respectivamente, prometem funcionamento durante 6 e 9 horas. Porém, o próprio importador de uma das lojas que oferecem o produto esclarece que a bateria não passa de 2 horas. A recarga é feita por tomada USB.
Limpador da viseira do capacete é universal
O local de fixação da base do "limpador de para-brisa" de capacete pode variar conforme a marca do produto ou do modelo do capacete. Alguns podem ser fixados por parafusos na própria viseira, outros no corpo do capacete. Um dos fabricantes sugere uma técnica fácil instalação usando fitas adesivas de dupla face, mas esse método soa um tanto mambembe para um equipamento de segurança que será usado na chuva, recebendo constantemente água e vento.
Não é difícil encontrar o limpador elétrico da viseira do capacete, basta fazer uma busca na internet, e seu preço gira em torno dos R$ 200. Porém, por se tratar de modelos universais, existe a chance do equipamento não se adaptar muito bem a qualquer capacete. Ou seja, se não ficar bom, se a compra for feita pela internet o cliente pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
No entanto, os fabricantes fazem de tudo para que o limpador de viseira funcione na maioria dos capacetes. Os braços, que em geral têm 12 centímetros de comprimento, podem ser estendidos em mais 2 centímetros. O ângulo de inclinação da base fixa para o braço também é autoadaptável para diversos formatos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!