UAI

Mercedes-AMG E Scooter: marca alemã lança patinete elétrica

Um veículo para mobilidade urbana com a marca da estrela de três pontas, porém, com motorização elétrica e apenas duas pequenas rodas

Publicidade
O novo Merccedes de duas rodas foi projetado para facilitar a mobilidade nos centros urbanos
O novo Merccedes de duas rodas foi projetado para facilitar a mobilidade nos centros urbanos Foto: O novo Merccedes de duas rodas foi projetado para facilitar a mobilidade nos centros urbanos

Você conhece esse Mercedes-Benz? A marca alemã, conhecida por seus luxuosos automóveis, pretende se tornar 100% elétrica até o fim desta década. Uma gigantesca guinada em nome de um futuro sem emissões que também inclui soluções de mobilidade individuais inovadoras. Nesta direção, apresentou o Mercedes-AMG E Scooter.

mercedes amg e scooter patinete eletrica de frente estatica na calcada
O Mercedes-AMG E Scooter tem sistema de regeneração de energia

Trata-se de um prosaico patinete de duas rodas, elétrico e dobrável, com peso de apenas 14,7 quilos. Um volume que pode ser transportado no porta-malas do carro (de preferência elétrico) ou até ser levado facilmente no transporte público, também, preferencialmente elétrico.

Entretanto, o singelo patinete elétrico Mercedes-AMG E Scooter tem a responsabilidade de manter a pompa da estrela de três pontas e o pedigree da badalada divisão de preparação e competições AMG da marca. A sigla AMG nasceu das iniciais dos sobrenomes dos engenheiros Hans Aufrechet e Erhard Melcher e da cidade de Grobaspach.

Uma história feita nas competições

A AMG ganhou fama a partir de 1967, preparando modelos Mercedes-Benz, inclusive para competições, porém, de forma independente. O sucesso foi tal que a própria marca incorporou oficialmente a divisão em 1999. A partir daí, os veículos da marca com a sigla AMG representam exclusividade, esportividade e desempenho.

mercedes amg e scooter patinete eletrica dobrada no estudio
Dobrável e leve, a patinete elétrica pode ser transportada no porta-malas do carro ou até dentro de ônibus e metrô

A Mercedes-Benz também contou com a colaboração da especialista em micro mobilidade suíça Micro Mobility System no desenvolvimento. O requinte do Mercedes-AMG E Scooter começa na decoração em Matt Black. Além disso, tem conectividade com o smartphone (e seus aplicativos), que pode ser preso no guidão que é regulável na altura para ergonomia de cada biotipo de piloto.

O painel central do Mercedes-AMG E Scooter indica a velocidade, nível da bateria e modo de condução, que também pode ser “esporte”, com maior consumo de energia e autonomia reduzida para cerca de 25 quilômetros. O motor elétrico de 500 watts alimentado por bateria de 9,6Ah atinge 20km/h e permite uma autonomia de cerca de 40 quilômetros no modo ECO.

mercedes amg e scooter patinete eletrica detalhe da roda traseira
Modelo conta com sistema de freio a tambor nas duas rodas

As rodas tem 20cm de diâmetro, com suspensões ajustáveis. O acelerador está no punho direito. Se girado ao contrário, para frente, funciona como freio motor, fazendo a recuperação cinética e a recarga da bateria. O Mercedes-AMG E Scooter, porém, tem freios a tambor nas duas rodas e iluminação para rodar também à noite. E, claro, a estrela de três pontas abaixo do farol.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas