Depois de ser apresentada ao mundo no Salão de Milão, na Itália, em novembro do ano passado, chega ao Brasil a nova F 800 GS, com modernizações no visual e também na mecânica, que inclui novo pacote técnico. Outra mudança será no endereço. A BMW anunciou que vai instalar uma linha de montagem própria em Manaus, Amazonas, encerrando a parceria com a Dafra, onde são produzidos seus modelos. A mudança de estratégia inclui o lançamento da pequena naked G 310R, com motor de um cilindro, e visa maior agressividade no mercado nacional.
É a segunda atualização da versátil F 800 GS, que pode circular tanto no asfalto quanto na terra com muita desenvoltura. Lançada em 2008, foi modernizada pela primeira vez somente em 2013, incluindo a adoção do sistema de controle de tração. Porém, a segunda veio mais rapidamente, em função do competente avanço da concorrência. Para tanto, a nova F 800 GS ganhou maquiagem estética, que inclui novas aletas laterais na cor prata, novo banco confort, que inclui opcionalmente três formatos anatômicos.
ELETRÔNICA A F 800 GS 2016 também ganhou protetores de mão, nova cobertura da chave de ignição e a recém-projetada tampa do tanque de combustível, que tem capacidade para 16 litros. Esse não fica no lugar tradicional, que abriga a caixa do filtro de ar e componentes elétricos. Fica sob o banco, ajudando a rebaixar o centro de gravidade. Componentes de série que já existiam, como cavalete central, punhos aquecidos, saída do tipo USB para conectar aparelhos eletrônicos, computador de bordo e freios com ABS, que pode ser desativado, permanecem.
A grande novidade, entretanto, é invisível. O novo modelo ganhou suspensões com ajustes eletrônicos. Conforme o tempo de reação em função do tipo de piso, as suspensões são recalibradas constantemente. Na dianteira, sistema invertido com tubos de 43mm e 230mm de curso. Na traseira, sistema mono, com 215mm de curso. O conjunto de iluminação dianteiro, com duplo farol de tamanhos diferentes, em um arranjo exótico do tipo “caolho”, também foi mantido, assim como setas e lanterna com LEDs. O preço sugerido é de R$ 45.900.
VERSÁTIL A linha GS da alemã BMW foi lançada há quase quatro décadas, em 1980, com uma proposta de versatilidade. O próprio batismo GS, que significa gelande-strasse, ou algo como campo e rua, indica que a eficiência do conjunto compensa os controversos predicados estéticos. Porém, para transitar em dois mundos distintos, como cidade e campo, paga um preço. O banco fica lá em cima, castigando quem tem pernas mais curtas. Para amenizar o problema, sua altura pode ser regulada entre 920mm e 820mm do chão.
O motor permanece sem alterações. Um dois-cilindros paralelos, com 798cm³ e inclinação de apenas 8 graus, que desenvolve 85cv a 7.500rpm e um torque de 8,4kgfm a 5.750rpm, acoplado a câmbio de seis marchas. Porém, continua sem mapas de motor e piloto automático. As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas de diâmetro na dianteira (como convém a um modelo de uso misto) e 17 na traseira. O freio dianteiro tem duplo disco de 300mm de diâmetro e disco simples na traseira, com 265mm. O quadro é em aço, com tubos em treliça.