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MOTO GUZZI V7 750 CLUBMAN RACER - Café expresso

Como nos modelos do passado, nova motocicleta tem características esportivas, sem dispensar a tecnologia atual. É equipada com motor de 48,8cv e câmbio de cinco marchas

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Foto:

O estilo de motocicletas batizadas com o curioso nome de Café Racer

nasceu na Inglaterra, nos anos de 1950, por conta da rebeldia da

juventude da época. Muitas turmas se reuniam com suas motos nos cafés e

de lá saíam para os rachas e pegas clandestinos. Entre os pontos de

encontro mais famosos, estava o Ace Café, nas proximidades de Londres,

que existe até hoje, como uma espécie de Meca do motociclismo. Para não

ficar para trás, o pessoal ia aliviando o peso das motos, ao mesmo

tempo que envenenavam os motores. Estava criado o estilo Café Racer,

que faz sucesso por gerações, como a nova Moto Guzzi V7 Clubman Racer.

Outra

característica da época era que os rachas foram ficando cada vez mais

organizados, a ponto de cada bateria ter a duração de uma canção,

tocada nas famosas caixas de músicas Jukebox. Com tantas motos prontas

para acelerar, as disputas foram parar nos autódromos, muito mais

seguros para as competições de velocidade. Entretanto, as motocicletas

do tipo Café Racer nunca mais abandonariam as ruas, como um segmento

esportivo comercial. A nova Guzzi V7 Clubman Racer, por exemplo, foi

apresentada durante o Salão de Milão de 2009 como um protótipo, para

virar realidade a partir de outubro deste ano, quando será

comercializada oficialmente.

PASSADO
Para

saciar os fãs da modalidade, a Guzzi V7 Clubman Racer tem o visual de

época, mas adota tecnologia de ponta. Atualmente, a italiana Guzzi,

fundada em Mandello Del Lario, Norte da Itália, por Carlo Guzzi, em

1921 (que também contou com os sócios Giorgio Parodi e Giovanni

Ravelli, piloto da Força Aérea Italiana), pertence ao forte grupo

Piaggio. Com isso, tem acesso ao centro de desenvolvimento da marca e

suas mais recentes atualizações técnicas. O motor, entretanto, obedece

à tradicional arquitetura que virou marca registrada da Guzzi. É um

dois cilindros em V, inclinados em 90 graus, mas disposto

perpendicularmente ao sentido de movimento.

Um propulsor robusto

e durável e que, por isso mesmo, equipa a frota de algumas forças

policias de vários países, aumentando sua fama. O motor que equipa a

nova Clubman Racer foi herdado do modelo clássico V7, com 744cm³,

arrefecimento a ar e injeção eletrônica, que desenvolve 48,8cv de

potência a 6.800rpm. O torque é de 5,58kgfm a apenas 3.600rpm,

permitindo vigorosas arrancadas, bem ao gosto dos cafés racers. Para

completar, o câmbio tem cinco marchas, com transmissão final por eixo

cardã. A esportividade do novo modelo, feito para pilotos de rua, ou

gentleman rider, fica evidenciada nos detalhes de acabamento e no

visual.

SOLITÁRIO O banco, como nas motos de

competição, só tem lugar para o piloto, e no painel, destaque para o

conta-giros redondo de fundo branco. A decoração inclui numerais nas

laterais e na dianteira (number plates), também como nas motos de

competições. A pequena carenagem, acima do farol arredondado, lembra

outro famoso modelo da marca: a Le Mans 850, assim como o tanque de

combustível, com capacidade para 17 litros, feito em nylon, mas de

aspecto cromado. O guidão tem posicionamento baixo, como nas esportivas

da época, e a mesa regulável, para não castigar tanto a coluna do

piloto. Ainda no guidão, em suas extremidades, estão os discretos

espelhos retrovisores.

O visual esportivo é completado pelas

rodas raiadas em aros pintados de preto, calçados com pneus esportivos

e cubos vermelho. As medidas, porém, são conservadoras: 18 polegadas na

dianteira e 17 polegadas na traseira. O quadro, construído em aço, com

dupla trave, também é pintado de vermelho, fazendo contraste como as

partes baixas do motor, em preto. Os escapes também são destaque. Com

saída dupla, tem ponteira Arrows. A suspensão dianteira é convencional,

Marzocchi, com tubos de 40mm de diâmetro e 130mm de curso. A suspensão

traseira tem duplo amortecedor, regulável, com 118mm de curso. O freio

dianteiro, com pinça Brembo, tem 320mm de diâmetro e o traseiro, 260mm.

O peso a seco é de 182kg.

Motor longitudinal tem dois cilindros em V a 90 graus